Ocorrência de malária nas aldeias aumentou mais de 65% este ano em Guajará-Mirim

Cidade é a terceira do estado de Rondônia no ranking de casos da doença.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


O Sivep (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica) aponta um aumento de 9,3% no total de casos entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado em Guajará-Mirim (RO). A cidade aparece em terceiro lugar no ranking de aumento de casos no estado, atrás apenas de Porto Velho e Candeias do Jamari.
Entre a população indígena, o aumento é ainda maior. O órgão aponta que na região de Guajará-Mirim, a ocorrência de malária nas aldeias aumentou mais de 65% no período.

O habitat do Anopheles, mosquito que transmite a malária, é na mata. Indígenas também vivem neste ambiente. Por isso, são mais acometidos pela doença.

Neste ano, até o momento, foram diagnosticados 28 casos de malária no Hospital Bom Pastor, dos quais 24 em pacientes indígenas.

“Aqui é rotina testar para malária, principalmente, os pacientes indígenas, independentemente da idade. Todos que dão entrada com histórico de febre realizam a coleta para teste de plasmodium”, ressalta a diretora Técnica do Bom Pastor, Márcia Guzman.


Tipos da doença

A malária é uma doença infecciosa, causada pelo parasita do tipo Plasmódio, transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, conhecido como “mosquito prego”, mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Os primeiros sintomas surgem entre dez e 15 dias após a infecção.

No Brasil, existem três tipos mais recorrentes de malária:

Plasmodium falciparum: é o tipo mais agressivo, capaz de se multiplicar rapidamente na corrente sanguínea, destruindo até 25% de glóbulos vermelhos no sangue, causando anemia grave. Ao mesmo tempo, há a possibilidade de formação de coágulos, gerando trombose e embolia (bloqueio de uma artéria).

Plasmodium vivax: refere-se à um tipo de malária branda e raramente mortal. Nesse caso, o tratamento torna-se difícil, isso porque o parasita se aloja no fígado, dificultando sua eliminação.

Plasmodium malarie: a doença provocada por essa espécie tem quadro clínico semelhante à Plasmodium vivax. Nesse caso, o indivíduo afetado pelo parasita, pode ter recaídas a longo prazo com a possiblidade de desenvolver a doença novamente.

Sinais de alerta e prevenção

Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios intensos, tremores, sudorese, perda de apetite e cefaleia. Quando causada pela espécie Plasmodium falciparum, tipo mais grave, pode envolver quadros de anemia grave, convulsões, insuficiência renal e dificuldade respiratória.

O principal meio de prevenção é evitar a picada do mosquito que transmite a doença. Isso pode ser feito com o uso de repelentes na pele exposta e na roupa, além de rede mosqueteira que é acessível e de fácil transporte. Vale ressaltar que essa rede também deve ser impregnada de repelente, como precaução a mosquitos menores que possam atravessá-la.

O tratamento é realizado por meio de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com objetivo de impedir o desenvolvimento do parasita. “A cura é possível quando a doença é tratada em tempo e de forma adequada. No entanto, sem os devidos cuidados, pode se tornar ainda mais grave e causar a morte”, destaca Márcia.

Fonte: Assessoria
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!