Feriado Municipal: Dia de Nossa Senhora do Seringueiro

Hoje tem procissão e missa.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Em Guajará-Mirim/RO, nesta quarta-feira, 08 de dezembro é feriado municipal de 
Nossa Senhora dos Seringueiros. Festejos incluem procissão e missa até a Catedral, saindo da Igrejinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 
18h30min, seguindo de missa. Após a celebração haverá evento social com venda comidas.

Já no domingo, dia 12, após a missa, acontecerá o sorteio da rifa para ajudar nas despesas da Catedral, o valor é R$ 5, os brindes são: um kit Tupperware, 50 litros de gasolina, um carneiro, R$ 500 e uma novilha. A ação entre amigos pode ser adquirida na Secretaria da Paróquia localizada anexo a Catedral ou nesses dias após a missa.

História
Bispo Diocesano Dom Xavier Rey decidiu dedicar a catedral de Guajará-Mirim a Maria, protetora dos seringueiros. Assim nasceu conforme o texto de Dom Rey de 11 de fevereiro de 1956, escrito na festa da Aparição da Imaculada, o novo vocábulo de Nossa Sra. do Seringueiro: 
“Dos perigos da mata virgem, febres, cobras, onças, etc, e de coração angustiado de suas vítimas, originou-se, sob este novo vocábulo, a tradicional e já tão arraigada devoção do seringueiro à sua Excelsa Protetora. De todos os trabalhos manuais, o seringueiro disperso e isolado pela vastidão da insalubre floresta amazônica, seja talvez, o mais desamparado, o mais desprotegido, o mais desconhecido e o mais sacrificado… Trabalha muito, nas piores condições, e ganha pouco; raramente economiza para melhorar o seu padrão de vida… Mas o seringueiro é religioso. Tem uma fé de remover montanhas. De par com o abandono a que está sujeito, cresce a sua confiança em Deus e Nossa Senhora…Uma vez embrenhado na mata traiçoeira, o pensamento dele não mais se afasta de Deus e sempre se vale da proteção de Nossa Senhora… O seringueiro merecia um sinal visível da proteção perene e invisível da sua Rainha. Da ideia à resolução, da resolução ao projeto, foi só um passo em vias de realização: Fixada na tela pelo pincel artístico duma jovem paulista, ei-la aparecendo, toda envolta em luz celestial, ao seringueiro deslumbrado em plena fauna, com, na mão esquerda, o Santo Rosário. Reproduzida em madeira preciosa, pela mão adestrada de um famoso escultor, a estátua original de Nossa Senhora do Seringueiro foi oferta pelos Bandeirantes Paulistas aos Bandeirantes Amazonenses, numa solene de entronização no famoso Santuário, ora em construção, a Ela dedicado, na Sede Prelatícia de Guajará- Mirim…” 

Mais tarde, após várias tentativas, seria criada em São Paulo, a partir da ideia de Dom Rey e com as mãos artísticas de uma pintora e de um escultor a imagem tão desejada de Nossa Senhora do Seringueiro, que um dia, foi colocada na sua Catedral, em Guajará-Mirim.

Fonte: O MAMORÉ

                                                Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 

Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!