Projeto “Opera Rondônia” chega a região do Vale do Mamoré; 240 cirurgias serão realizadas

Projeto visa levar para mais próximo dos munícipes as cirurgias que antes precisam ser feitas em Porto Velho
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Projeto visa levar para mais próximo dos munícipes as cirurgias que antes precisavam
ser feitas em Porto Velho

Com um investimento de R$ 236.358,96 (duzentos e trinta e seis mil e trezentos e cinquenta e oito reais e noventa e seis centavos) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou oficialmente o projeto ”Opera Rondônia” na sexta-feira, 25, durante solenidade em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, em Nova Mamoré. Nesta primeira edição, no Hospital Municipal Antônio Luiz de Macedo, serão realizadas 240 cirurgias eletivas, reduzindo o tempo de espera para a realização das cirurgias.

“Estamos satisfeitos com o trabalho e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado nos últimos dias no município de

Nova Mamoré. Não posso deixar de ressaltar a recuperação da Linha D, como morador de Nova Mamoré há quase 25 anos, posso garantir com todas as letras que jamais foi feito um trabalho de tamanha qualidade. Só temos a agradecer”, disse o vereador Jair de Oliveira que também representava a Câmara de Vereadores.

“Na Assembleia Legislativa tivemos vários debates, várias cobranças, principalmente com relação a pandemia e suspensão das cirurgias eletivas. Hoje através do projeto vemos o apoio do Governo em vários municípios para que ocorra essas cirurgias. Hoje nossa palavra ao Governo do Estado é de gratidão. Tenho uma emenda para atender também o município de Guajará-Mirim com cirurgias”, destacou o deputado estadual Dr. Neidson Soares.

Para o secretário Municipal de Saúde, Arildo Moreira, o Governo tem sempre trabalho pelos municípios do Estado. “Obrigado, não só por esse projeto “Opera Rondônia”, mas também por outros projetos que têm ajudado a desenvolver os município. Agradeço ao Governo pelo trabalho e incentivo ao município de Nova Mamoré”.

O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Uchôa, destacou: “Parabéns por essa política, Nova Mamoré estava precisando, o Estado de Rondônia estava precisando dessa ação. O centro cirúrgico de Nova Mamoré foi ativado no mês de dezembro, com um grande custo, esse projeto vem somar com nossos esforços já que a demanda é grande vindo de todas as localidades vizinhas e nós não temos como negar o atendimento, por isso precisamos muito desse apoio do Governo do Estado”.

Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, “o Projeto ‘Opera Rondônia’ visa trazer para mais próximo dos munícipes as cirurgias que antes precisam ser feitas em Porto Velho. Nova Mamoré hoje está entre os 11 municípios que aceitaram esse desafio. O projeto irá diminuir a alta demanda por procedimentos eletivos, além de reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos”.


Após os discursos, o secretário Máximo entregou de forma simbólica um cheque, para as autoridades presentes.

CIRURGIAS

Em Nova Mamoré, está prevista a realização das seguintes cirurgias: Hernia Inguinal Lateral; Hernioplastia Epigastrica; Fistulectomia/Fistulectomia Anal; Tratamento cirúrgico hidrocele; Vasectomia; Oforectomia/Oforoplastia; Cistolitotomia/ Retirada de corpo estranho da Bexiga; Colpoperioneoplastia anterior e posterior; Exerese de tumor de pele e anexos/Cistosebaceo/Lipoma; Excisão e sutura de lesão na pele com plástica em z ou rotação de retalho.

A servidora pública da área da saúde do município de Nova Mamoré, Pricila Liberalina Amaral, 43 anos, é uma das pessoas que serão contempladas pela cirurgia. O caso dela é cirurgia de hérnia umbilical. “Há uns anos que aguardo acontecer a cirurgia e não consegui, inclusive em Extrema. Recentemente fiquei sabendo dessas cirurgias por meio do projeto, eu estava na lista para realizar no centro cirúrgico do município, aguardando a oportunidade. Agora falta só a Secretaria Municipal me chamar, de acordo com o cronograma. O projeto é maravilhoso, muito maravilhoso, porque tem muita gente a muito tempo esperando uma vaga para fazer cirurgia, agora será bem rápido”, contou, bastante emocionada, a servidora.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores locais: Denízio Pereira, Fábio Carcara e Claudiomir Rodrigues; além da vice-prefeita do município de Guajará-Mirim, Mary Granneman.

Fonte: Secom/RO








                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!