Campanha “Vacinação não tem fronteira” apresenta resultados positivos na aldeia Sagarana, em Guajará-Mirim

A localidade alcançou um número expressivo de atendidos na Campanha Nacional de Vacinação na Fronteira do Ministério da Saúde - MS.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 A aldeia Sagarana, que fica há seis quilômetros do distrito de Surpresa, em Guajará Mirim, em Rondônia, tem registrado oficialmente 350 indígenas, totalizando 10 etnias diferentes. A aldeia pertence ao polo base de Guajará-Mirim, que é atendido pela equipe multidisciplinar do enfermeiro Claudinei Pinto e da técnica em enfermagem, Flávia Rosas.  


A localidade alcançou um número expressivo de atendidos na Campanha Nacional de Vacinação na Fronteira do Ministério da Saúde - MS. Segundo o enfermeiro Claudinei Pinto, os registrados da equipe demonstram quase 100% da população atendida, e desse número, 80 são crianças. 

 

O enfermeiro Claudinei Pinto, que atende uma micro área com um total de 550 indígenas do município de Guajará-Mirim, abrangendo 15 etnias, acompanhou os resultados da campanha de vacinação. Claudinei conta que o ponto principal do trabalho é a vacina, “os indígenas estão com a vacinação em dia, não só os de Sagarana, como também os da comunidade de Pedral, Coca e todas as aldeias de Guajará-Mirim assistidas pelas nove equipes de saúde indígena”.

 

O líder indígena, Edmilson Oro Waram Xijein, disse que a equipe de saúde indígena fica 18 dias ao mês na comunidade, e atende crianças, adultos e idosos. No mês do Outubro Rosa, 90% das mulheres estão realizando prevenção e nas campanhas de vacinação, quase toda comunidade está vacinada.  



 

“Quando as campanhas acontecem, temos a participação de todos da comunidade, tanto para vacinas de rotina, como as da covid-19, quase 100% vacinados. A equipe tem a confiança dos parentes e desempenha um trabalho satisfatório”, garantiu o líder indígena, Edmilson Oro Waram.

 

A equipe de saúde trabalha na aldeia há quase seis anos e os cuidados com a saúde virou um orgulho na aldeia. “Quando o enfermeiro vem nós avisamos na aldeia, chamamos de casa em casa, o dia da vacina, a maioria participa. Eu acredito na vacina, e a comunidade não tem recusa”, afirmou o cacique, Bom Xampa Oro Mon. 





AGEVISA

 

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que a aldeia fica próxima à foz dos rios Guaporé e Mamoré, região para onde a Agência Estadual de Vigilância em Saúde - Agevisa enviou equipes de imunização para fortalecer o trabalho municipal, é um exemplo a ser seguido.

 

“Em Rondônia, 65 técnicos da Agevisa foram envolvidos na campanha de vacinação da fronteira, contemplando não só as cidade de Guajará, mas ainda, oito municípios rondonienses que também fazem fronteira com a Bolívia, sendo: Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta d'Oeste, Alto Alegre do Parecis, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Porto Velho”.

 

SAÚDE INDÍGENA

 

O Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI de Porto Velho tem uma sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena - CASAI, no município de Guajará-Mirim. O Polo Base (Território) -  são subdivisões territoriais do DSEI, sendo suporte às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena - EMSI organizarem técnica e administrativamente a atenção à saúde de uma população indígena adscrita.

 

A CASAI/DSEI/PVH é um dos estabelecimentos da Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI, do Ministério da Saúde, para apoio, acolhimento e assistência aos pacientes indígenas que necessitam de tratamento ou consulta especializada nas cidades.


Fonte: Assessoria






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!