ATOS: Após cancelamento da construção da ponte binacional Brasil/Bolívia, "Comitê Cívico Del Beni" decide realizar vigília e bloquear acessos nas fronteiras com o Beni

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

O Brasil e a Bolívia possuem laços muito antigos de uma relação pacífica e de colaboração mútua. O Tratado de Petrópolis, acordo firmado entre os dois países 120 anos atrás, é uma prova clara desses laços. Cerca de 40 dias atrás, quando o Ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o estado de Rondônia, ele cumpriu agenda especificamente em Guajará-Mirim, município que faz fronteira com o país vizinho. Durante a visita, o ministro anunciou que o projeto para a construção da ponte que liga Guayaramerin (Bolívia) a Guajará-Mirim (Brasil) estava 100% pronto. Renan Filho disse ainda, na ocasião, que o presidente Lula teria uma agenda com o presidente boliviano no evento denominado “Cúpula da Amazônia” e que certamente tratariam sobre o tema da construção da ponte.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE




A informação deixou brasileiros e bolivianos muito esperançosos, porque a obra representa para a população da fronteira a consolidação de diversos projetos regionais de desenvolvimento e a possibilidade de acesso mais fácil entre as duas cidades da fronteira. Além disso, é um projeto que certamente será fundamental para a geração de emprego e aquecimento da economia de ambos os países. O problema é que, na semana passada, foi divulgada uma informação no Diário Oficial da União sobre o cancelamento da licitação da Ponte Binacional Brasil-Bolívia, Guajará-Mirim, Guayaramerin. A informação deixou a população boliviana muito irritada, especialmente nos municípios como Riberalta e outras cidades bolivianas da Região do Beni - Bolívia. Alguns movimentos populares, segundo informação que chegaram à redação, passaram a se organizar e até realizar bloqueios em algumas estradas, chamadas de “carreteras” no idioma espanhol. Vários protestos contra o governo brasileiro teriam iniciado, solicitando que o governo brasileiro resolva os problemas que surgiram recentemente e que nova licitação seja lançada para que as empresas possam participar e se habilitar no certame. A ponte binacional entre Brasil e Bolívia é um sonho secular de milhares de pessoas da fronteira. 

As últimas informações obtidas da Bolívia são no sentido de que o Comitê Cívico Del Beni convocou a população para vários atos que terão início a partir do dia 25 de setembro. Segundo as informações, haverá vigília do povo boliviano nas instituições públicas, bloqueios nas estradas, aeroportos e o fechamento da fronteira em todas as cidades da jurisdição do Departamento do Beni. O comunicado traz a assinatura do presidente do Comitê Cívico Del Beni, Hugo Aponte Arias e da vice-presidente do comitê, senhora   Tania Sudaña Herrera. Nossa equipe de redação fará a atualização das informações, caso haja alguma mudança sobre as previsões passadas até este momento.

Nota encaminhada pelo Comitê

                    

Fonte: Guajará Notícias



UNOPAR OFERECE:

Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.

Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.



AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção. Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais. Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho. 📲Whatsapp: (69)98111-7049 📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.



  

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!