PROGRAMAÇÃO
A programação dos 36 anos é realizada pelo Poder Executivo e
inicia na noite de sábado, 20, com Bailão Popular na Avenida Raimundo Fernandes
em frente ao Estádio João Francisco Clímaco; no domingo 21, aniversário do
município, 5h Alvorada Festiva; 7h Passeio ciclístico com saída em frente à sede
da Prefeitura até a Vila Murtinho; 8h30min Hasteamento das Bandeiras Nacional,
Estadual e Municipal, com apresentação da “Banda do 6º BIS” em frente ao prédio
do Palácio 21 de Julho, com a presença de autoridades e comunidade em geral; o
encerramento ocorrerá às 15h30min com a Final do Torneio de vôlei de areia no
Campo do Jonas. Devido o período eleitoral, a programação este ano foi
alterada.
PROGRESSO
A administração atual é de Marcélio Brasileiro, filho de “Zé Brasileiro” que também foi prefeito três vezes do município. A gestão atual durante os três anos e seis meses, gerou novos cenários com edificações civis, revitalização de avenidas, estradas vicinais e espaços públicos. Nova Mamoré, município com 25.444 mil habitantes, situado ao norte do Estado de Rondônia, é o segundo maior rebanho bovino no Estado de Rondônia e o 8º no Brasil. No ano de 1999 a história era diferente, o município ocupava a 40º lugar. Importante destacar que Nova Mamoré tem o maior rebanho per capita do Brasil. A produção leiteira ocupa também uma posição de destaca na produção no Estado de Rondônia. O agronegócio local vem despontando no Estado e no Brasil, prova disso é o plantio de soja, a safra de 2023 e 2024, gerou um total de 20.707,79 hectares plantados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Exemplos dessas iniciativas incluem a entrega de obras, equipamentos, maquinários, veículos e ambulâncias. O Tribunal de Justiça já possui terreno e logo iniciará as obras, assim como a nova sede do Poder Legislativo. Enquanto isso a edificação do Ministério Público está em fase avançada. O Governo do Estado de Rondônia também tem investido no município com projetos como a nova sede do Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, construção de salas de aula, refeitórios e até mesmo quadras esportivas, como na Escola Municipal Marechal Rondon.
A Prefeitura de Nova Mamoré revitalizou e está construindo escolas na zona rural, creches, além de revitalizar o Estádio Municipal João Francisco Clímaco. Estão em construção o Centro Político Administrativo - CPA, a nova sede do Governo Municipal; o Centro Alternativo de Cultura e Lazer; Postos de Saúde; o Portal da Entrada da Cidade e a arborização na entrada do município. Há também a pista de caminhada no distrito de Nova Dimensão, entre outras benfeitorias. Ainda estão por vir à construção de uma escola municipal na zona urbana, a construção de uma pista de caminhada em direção ao município de Guajará-Mirim e o Centro Especializado em Reabilitação. A construção de um Aterro Sanitário Municipal também acontece ainda este ano.
Além disso, a revitalização de vias com pavimentação, bloquetes e meio-fio está em andamento, com mais de 30 km de pavimentação planejados para este ano, transformando as avenidas tanto na área urbana quanto rural, em parceria com o Governo do Estado. A iluminação pública também está sendo expandida para todas as áreas do território novamamorense.
Hoje o município já substitui mais de 85% das pontes de madeiras por tubos peads ou armicos, representando um avanço significativo na infraestrutura do município.
A Regularização Fundiária é uma realidade também no município, ao total contemplará 12 mil imóveis na zona urbana e nos distritos: Jacinópolis, Nova Dimensão e Palmeiras.
Inaugurando recentemente um local de entretenimento a Praça de Alimentação, também entregues: a Feira do Agronegócio, a horta e o viveiro Municipal, a Unidade Básica de Saúde no bairro Cidade Nova, 4 km de bloquetes, 2,5 km asfalto, Campos do Jonas e o Ginásio poliesportivos com três salas de aulas e um refeitório, na localidade do Ribeirão.
Com tanta expansão, o tema certo para o município aniversariante é: “Nova Mamoré está crescendo, dá gosto de a gente ver!”, assim é a fala da maioria dos munícipes que sentem orgulho do progresso.
Fonte: O MAMORÉ