Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas representa Campus da UNIR durante evento na Bolívia

O evento reuniu 66 expositores da UNIR e UABJB, promovendo colaborações em educação, saúde e engenharia


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidad Autónoma del Beni José Balliván (UABJB) realizaram recentemente um intercâmbio científico entre pesquisadores e acadêmicos das duas instituições. Intitulado "Encontro Binacional de Inovação e Ciência", o evento ocorreu na cidade de Guayaramerín, na Bolívia. A UNIR foi representada pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (Geifa), vinculado ao Departamento de Ciências da Educação do Campus UNIR de Guajará-Mirim.

 

O reitor da UABJB, professor Jésus Eguez Rivero, durante a abertura do evento, apontou a importância da iniciativa dos professores e pesquisadores, firmando o compromisso de fortalecer a rede pesquisa que estava sendo iniciada naquele momento com a criação do grupo de pesquisa boliviano: Grupo de Estudios Interdisciplinarios de las Fronteras Amazónicas Bolivianas (Geifa-BO). 

Na mesa de abertura do evento, representando o diretor do Campus UNIR de Guajará-Mirim, estava a professora Zuila Santos, que agradeceu o convite feito ao Geifa e falou da importância da ação para as universidades, além de fazer projeções sobre os projetos futuros entre os dois grupos de pesquisa. Como pesquisadora e líder de um grupo de pesquisa que atua há oito anos realizando estudos  na região da fronteira entre o estado de Rondônia e a Bolívia, a docente destacou a importância do evento como “um marco para as interações científicas entre a UNIR e a UABJB, tendo em vista ser este o primeiro evento realizado pela UABJB na fronteira boliviana. As fronteiras são espaços singulares, com relações passivas e conflituosas, tudo pode mudar muito rapidamente. Ensinar e educar para/e na fronteira requer um forte movimento de busca pelo sucesso, baseado em uma compreensão da investigação da escuta”.



CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O grupo de pesquisa Geifa/UNIR levou 45 expositores entre graduandos, especialistas, mestres, mestrandos e doutores, com trabalhos nas áreas da educação e saúde, orientados pelas coordenadoras de linhas Zuila Santos, Luanna Johnson e Ednéia Bento. E a Bolívia levou 21 expositores de graduação e de mestrado, com trabalhos na área de educação, saúde e engenharia. 

Além do caráter acadêmico-científico, “o evento representa o reconhecimento do fortalecimento das relações entre a UNIR e a UABJB, visando uma aproximação entre seus professores pesquisadores a partir de práticas colaborativas pensadas para atender as demandas formativas da região, em uma projeção mais humana e sustentável”, finaliza Zuila.

Fonte: Assessoria





EM BREVE!!!!!!


UNOPAR OFERECE:

Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.

Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.






Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714