Um morador do distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré-RO, foi vítima de um golpe financeiro por meio de aplicativo de mensagens, configurando o crime de estelionato, com a causa de aumento de pena por fraude eletrônica (Art. 171, §2º-A do CP). O registro da ocorrência se deu por volta das 12h49min de terça-feira, 15.
Um homem compareceu à unidade da Polícia Militar, situada a Avenida Belo Horizonte, relatando que visualizou um anúncio de venda de uma motocicleta Honda POP, de cor vermelha, avaliada em R$ 5.000,00. Ele iniciou as negociações com o suposto vendedor, se identificado, que alegou estar com o veículo no município de Guajará-Mirim.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na tentativa de verificar a veracidade da oferta, a vítima encaminhou o número de telefone de sua tia para contato direto com o anunciante em Guajará-Mirim. O infrator, em um ato de falsidade ideológica no ambiente virtual, passou a interagir com a vítima via WhatsApp, utilizando o número da tia como se fosse ela própria.
Com essa confiança forjada na falsa identidade, o golpista induziu a vítima a erro, afirmando que a motocicleta só seria entregue mediante a transferência integral ou parcial do valor anunciado. A vítima, acreditando estar realizando um adiantamento para garantir o veículo, efetuou uma transferência bancária da quantia de R$ 1.000,00 (mil reais), creditado em uma chave Pix vinculada ao um CPF.
Após a realização do pagamento, a vítima percebeu indícios de fraude, não obtendo mais retorno dos interlocutores, e constatou que havia sido enganada.
A guarnição policial orientou a vítima sobre os procedimentos legais cabíveis, incluindo o registro formal da ocorrência e os meios de investigação posteriores.
Fonte: O MAMORÉ