Guajará-Mirim: Operação da PF combate tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal foi deflagrada na manhã quinta-feira, 04, a Operação “Las Chicas”, para combater o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Em Guajará-Mirim 02 pessoas foram presas e 05 conduções coercitivas.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

A Polícia Federal foi deflagrada na manhã quinta-feira, 04, a Operação “Las Chicas”, para combater o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em Rondônia, Amazonas e Pará. Em Guajará-Mirim 02 pessoas foram presas e 05 conduções coercitivas.
De acordo com a PF, as investigações identificaram duas organizações criminosas especializadas no tráfico internacional de drogas, da Bolívia articulavam as remessas de drogas para o Brasil. Os integrantes dessas organizações movimentaram grandes quantias em contas bancárias próprias e de “laranjas”, que eram responsáveis por levar o dinheiro para a Bolívia. Enquanto a logística do transporte das drogas era feita a partir das cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho e Vilhena/RO, onde as drogas eram transportadas da Bolívia, em seguida, armazenadas, escondidas em veículos e distribuídas para Norte, Nordeste e Sudeste do país.
Entre 2016 e 2017 foram realizadas apreensões que somaram aproximadamente 90 quilos de cocaína (cloridrato e pasta base), o que acarretou na prisão em flagrante dos envolvidos e apreensão dos veículos utilizados para esconder os entorpecentes. Além disso, policiais federais de Guajará-Mirim/RO apreenderam R$210.000,00 em espécie, no momento em que um dos criminosos atravessaria a fronteira rumo à Bolívia. 
 A reportagem do jornal e site O Mamoré buscou informações junto a Polícia Federal, onde foi confirmado que o dinheiro chegava ao município por contas bancárias ou o dinheiro era transportado de outro município do Estado e entregue na cidade de Guayaramerin/Bolívia, a droga chegava ao Brasil por Guajará-Mirim e encaminhada para os demais municípios e estados.
Em Rondônia, a Polícia Federal cumpriu mandados nas cidades de Guajará-Mirim/RO, Porto Velho/RO, Vilhena/RO, Cacoal/RO e Novo Horizonte do Oeste. Além delas, os policiais federais cumprem mandados em Humaitá/AM e Castanhal/PA. Nos Estados, ao total, foram cumpridos 54 mandados judiciais, sendo 20 de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e 15 conduções coercitivas, expedidos pela Justiça Federal em Guajará-Mirim. Em Guajará-Mirim foram cumpridos 02 mandados de prisões, 01 homem e 01 mulher, nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia. Além das conduções coercitivas de 04 homens e 01 mulher, já que todos de alguma forma estão envolvidos com o tráfico internacional.
Os presos, após serem ouvidos na Superintendência e Delegacias da Polícia Federal em Rondônia, serão encaminhados para presídios estaduais e responderão, perante a Justiça Federal, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Os dois presos em Guajará-Mirim foram encaminhados, um a Casa de Detenção Masculina e a outra para o Albergue Feminino. Os demais após prestarem esclarecimentos foram liberados. Ainda em Guajará, dois carros foram apreendidos pelos policiais federais.
O nome da operação “Las Chicas” é em função das quadrilhas investigadas serem comandadas por duas mulheres que residem atualmente em Guayaramerín.
Fonte: O MAMORÉ com informações da Assessoria da Assessoria
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!