
A Festa dos Guerreiros é conhecida por suas danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais disputados entre homens, mulheres e crianças de várias tribos da região do Rio Guaporé.
Dr. Neidson cita que, conforme a motivação da comemoração, esse reencontro das comunidades indígenas é de suma relevância e merece todo acolhimento por parte do Estado.
“A Festa do Guerreiro é uma iniciativa dos próprios indígenas como forma de celebrar a cultura e motivar o reencontro de suas etnias”, enfatiza Dr. Neidson.
A inclusão da Festa do Guerreiro como Patrimônio Cultural, segundo o deputado, será um avanço para a cultura indígena, “que será lembrada todos os anos de forma legítima por toda comunidade pertencente às Terras Indígenas do Rio Guaporé”, frisou Neidson.
“A conscientização do valor cultural que a Festa do Guerreiro representa para nosso Estado deve ser abraçado, de forma especial, pela nossa Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.
O projeto do parlamentar foi aprovado por unanimidade dos deputados durante a última sessão ordinária da atual legislatura, realizada nesta quarta-feira (12).
source http://www.drneidson.com.br/2018/12/festa-do-guerreiro-passa-ser-patrimonio.html