De iniciativa do deputado Dr. Neidson (PMN) e assinada pelos 23 demais parlamentares, a propositura coletiva indica ao Governo do Estado a possibilidade em viabilizar a transferência, provisória, da sede do Poder Executivo, com suas respectivas secretarias, para ser instalada no município de Guajará-Mirim.
“Seria por um período mínimo de 15 dias, para que sejam deliberadas as necessidades das regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Nesse tempo, o DER também poderá realizar uma força tarefa no sentido de buscar melhorias nas áreas urbanas, em especial, nas ruas e avenidas que estejam extremamente precárias”, explicou Neidson.
A indicação, segundo o parlamentar, visa atender a reivindicação de moradores dos dois municípios. Ambos possuem autonomia garantida pela Constituição Federal e são os principais responsáveis pelos assuntos de interesse local.
Dr. Neidson ressalta que, na administração pública municipal, existem problemas e desafios a serem superados, sejam eles políticos, administrativos ou financeiros, mas que merecem ser abordados e solucionados da melhor forma possível.
“São desafios que deverão ser levantados por serem de suma relevância e necessidade”, alertou o deputado que relacionou os fatores que deverão ser abordados com atenção especial.
Na saúde, a propositura cita a implantação de clínica de hemodiálise, a realização de cirurgias nos municípios, já que não existe cirurgias naquelas regiões, condução e gestão do novo Hospital de Guajará-Mirim e atendimento médico especializado.
No setor da agricultura, os parlamentares querem apoio técnico e logístico na agricultura familiar. Já na assistência social, cursos e projetos de prevenção de drogas, apoio a associações para oficina de trabalho, entre outras.
Na área da educação, os deputados esperam que o Estado apoie as unidades educacionais de maneira a proporcionar uma educação mais digna, num ambiente mais proporcional a todos. Os deputados também deverão tratar da questão ambiental dos municípios, “já que temos a maior reserva do Estado de Rondônia”, frisou Dr. Neidson.
A precariedade das ruas e avenidas de Guajará-Mirim foi apontada como situação crítica que promove a inacessibilidade no que tange a passagem de veículos e pedestres. No período de chuvas, a situação se agrava ainda mais, deixando as vias públicas isoladas pelo acúmulo de água, dificultando o direito de ir e vir da população.
“Sem contar os acidentes de trânsito que, diante do caos das ruas e avenidas, tornam as ocorrências cada vez mais constantes, e a profundidade dos buracos é um dos principais motivos para tantos registros”, concluiu Dr. Neidson.
Juliana Martins Jornalista - DRT 1686/RO
source http://www.drneidson.com.br/2019/02/deputados-apoiam-proposta-que-transfere.html
Deputados apoiam proposta que transfere Poder Executivo e secretarias estaduais para Guajará-Mirim
Compartilhe no WhatsApp
Por -
fevereiro 27, 2019
0