A Festa do Guerreiro, realizada na Terra Indígena Rio Guaporé, no município de Guajará-Mirim é Patrimônio Cultural de Rondônia. A confirmação foi dada pelo deputado Dr. Neidson (PMN), autor do projeto de lei apresentado em 2018 e que propôs o reconhecimento ao evento.
“E também conseguimos incluir a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Rondônia. Tradicionalmente o evento já acontecia em toda segunda quinzena de agosto e assim permanecerá, porém, agora é oficial”, comemora Dr. Neidson.
A Festa dos Guerreiros é conhecida por suas danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais disputados entre homens, mulheres e crianças de várias tribos da região do Rio Guaporé.
Dr. Neidson cita que, conforme a motivação da comemoração, esse reencontro das comunidades indígenas é de suma relevância e merece todo acolhimento por parte do Estado.
“A Festa do Guerreiro é uma iniciativa dos próprios indígenas como forma de celebrar a cultura e motivar o reencontro de suas etnias”, enfatiza Dr. Neidson.
A inclusão da Festa do Guerreiro como Patrimônio Cultural, segundo o deputado, representa avanço para a cultura indígena, “que será lembrada todos os anos de forma legítima por toda comunidade pertencente às Terras Indígenas do Rio Guaporé”, frisou Neidson.
“A conscientização do valor cultural que a Festa do Guerreiro representa para nosso Estado deve ser abraçado, de forma especial, pela nossa Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.
Texto: Juliana Martins-ALE-RO
Foto: José Hilde-Decom-ALE-RO
source http://www.drneidson.com.br/2019/05/festa-do-guerreiro-e-declarada.html
Festa do Guerreiro é declarada Patrimônio Cultural de Rondônia por iniciativa do deputado Dr. Neidson
Compartilhe no WhatsApp
Por -
maio 30, 2019
0