Idoso com Covid-19 morre por falta de UTI e familiares denunciam descaso na saúde em Guajará-Mirim

Compartilhe no WhatsApp
Harlley
Por -
0
Mesmo com uma decisão judicial obrigando o município a prestar atendimento necessário, familiares de Ezrihel Ribeiro de Lima de 75 anos denunciam o descaso na saúde pública em Guajará-Mirim no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covi-19). Idoso veio a óbito vítima da doença. A família relata falta de ambulância equipada, equipamento quebrado e desorganização no combate à doença. “Revolta, saber que por negligência do poder público do município de Guajará-Mirim e do Estado, meu sogro poderia estar vivo”, desabafou o genro do idoso José Carlos.

De acordo com Carlos, o seu sogro Ezrihel Ribeiro deu entrada no último dia 27 de maio no Hospital Regional de Guajará com suspeita de Covid-19, “ele apresentava tosse e diarreia, além de ser do grupo de risco por ser um paciente com diabetes e hipertenso. Foi feito o exame e testou positivo para a doença”, contou Carlos. Segundo o genro, Já no último sábado (30) o idoso apresentou um agravamento no seu estado de saúde e precisou ser internado em uma UTI, porém segundo ele o município não tem UTI e sequer uma ambulância equipada para transporte. “O médico relatou que o respirador do hospital estava quebrado e que Guajará não tem uma ambulância UTI para transportar pacientes até a Capital”, disse.

Ainda de acordo com Carlos, no sábado (31), os familiares procuraram a Defensoria Pública de Rondônia para que via ordem judicial conseguisse uma UTI com urgência e o transporte adequado. No domingo (31), o Juiz de plantão, em Guajará-Mirim, Jaires Taves Barreto concedeu uma liminar para que o Município de Guajará-Mirim e o Estado de Rondônia no prazo máximo de 6 horas providenciasse uma UTI e o transporte necessário conforme o parecer médico. “Nós conseguimos uma vaga no Centro de Afecções Respiratórias em Ariquemes, mas devido ao seu estado grave, o transporte teria que ser feito via aérea. O voo para o transporte do meu sogro foi autorizado ontem (domingo) às 10 da manhã, a empresa estava autorizada para ir para Guajará, a Central de Regulação do Estado falando que o avião já estava indo, mas esta aeronave nunca chegou em Guajará, eu não sei porque não chegou”, relatou Carlos. Ezrihel Ribeiro veio a óbito nesta segunda-feira às 5:50 da manhã à espera de uma UTI.

De acordo com o boletim do Governo do Estado, neste domingo, o município de Guajará-Mirim confirmou 226 casos de coronavírus, sendo que destes, 20 vieram a óbito.

Fonte: Rondoniavip
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!