Covid-19: No Beni existe um alerta de novo surto, o primeiro município reinfectado é Guayaramerín

A SEDE teme que daqui a pouco o sistema de saúde volte a entrar em colapso devido a novos casos.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 

Guayaramerín /Beni-Bolívia
Beni está em alerta para o surto de casos de coronavírus em Guayaramerín, o primeiro município afetado por essa situação. Além disso, em Trinidad, as autoridades relataram uma recuperação em novos pacientes com Covid-19. O Serviço de Saúde Departamental (Sede) informou que esse fato é registrado porque a população não cumpre as medidas de biossegurança para evitar o contágio do vírus.

  

O diretor da Sede Beniano, Jorge Gómez, disse que esta região está "em estado de alerta" porque no município de Guayaramerín "existe um surto de casos de coronavírus".

 

A autoridade explicou que o surto significa que por um tempo nenhum caso foi relatado, mas depois casos positivos foram registrados novamente. “Foi o que aconteceu em Guayaramerín. Nesta população durante três semanas houve uma leitura concreta dos casos suspeitos e todos deram negativos, mas nos últimos dias os casos positivos voltaram a aparecer ", disse Gómez.

 

 “Lá podemos falar de reviravolta porque não tendo (caso) há quase um mês, agora volta a registrar positivos. Já está crescendo um novo surto ”, esclareceu Gómez.

 

O diretor da Sede Beniano explicou que na capital do Beni -Trindade- a situação é diferente. “Lá ainda não podemos falar em rebrota, mas em recuperação porque naquele município nunca deixaram de registrar casos positivos”, disse.

 

No dia da entrevista, segundo o relatório epidemiológico da Sede, Guayaramerín notificou novo paciente com coronavírus e totalizou 490. Trinidad registrou no mesmo dia 23 casos e chegou a 4.095.

 

A autoridade da Sede informou que em Trinidad a incidência de casos está aumentando. “Existe uma polaridade. Hoje há um número maior de casos positivos do que negativos ”, disse.

 

Nesse caso, Gómez explicou que até há três semanas naquele município as autoridades locais registavam mais casos negativos do que positivos, mas agora está a acontecendo o contrário. "Isso nos leva a pensar na possibilidade de um novo crescimento, mas ainda está sendo analisado, porque em si Trinidad nunca deixou de ter casos positivos como Guayaramerín", disse.

Diante dessa situação, a Sede se reuniu com o Centro de Operações de Emergências Departamentais (COED) e com os prefeitos para informar sobre o alerta.

 

Beni foi um dos departamentos mais atingidos pelo vírus nos primeiros meses da pandemia na Bolívia. Houve explosão de casos e saturação de hospitais entre maio e junho. Até o momento, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, essa secretaria registrou 7.049 casos positivos.

 

Gómez garantiu que a reincidência e o retrocesso de casos são registrados porque a população não cumpre medidas de biossegurança, como uso de máscara, óculos de proteção, distanciamento social e isolamento. “Aconselhamos por diversos meios que as medidas de segurança não sejam suspensas e que sejam cumpridos os horários estabelecidos pelos municípios que autorizaram a saída e o horário de atendimento em alguns estabelecimentos, mas infelizmente ninguém cumpre”, afirmou.

 

Com postura semelhante, o Dr. Pedro Flores - que se desloca constantemente ao departamento de Beni para tratar doentes positivos - disse que muitos residentes não cumprem as medidas de biossegurança. “As pessoas nas ruas estão quebrando todos os protocolos de segurança. Por isso teremos casos de pessoas que não foram infectadas no primeiro momento, mas agora adoeceram ”, disse.

  

Flores disse que também há casos de reinfecção de pessoas que foram infectadas no primeiro momento. “Isso é muito preocupante porque vai gerar um grande problema na saturação dos serviços”, acrescentou.

 

De acordo com a Sede do Beni, há cinco casos de reinfecção, mas Flores indicou que já atendeu 11. “Em todos eles viu-se que o vírus não gerou imunidade humoral (IGG), pelo ausência de anticorpos, três meses depois foram reinfectados ", disse ele.

 

Os relatórios

O Departamento (Estado) Beni registrou mais 7.090 novos casos de Covid-19 até o final do mês de setembro e o número de mortes ultrapassa 350. De acordo com o relatório epidemiológico da Sede, 11 municípios do Beni registaram casos positivos e óbitos de Covid desde o início da pandemia.


Fonte: Página sete


Unopar Guajará-Mirim

Para continuar a correr atrás do seu sonho, a Unopar ajuda você. Nossos alunos do EAD contam com transmissões via satélite com professores mestres ou doutores, para não perder nada.

Polo Guajará-Mirim:

Avenida XV de Novembro, 1922 - Em frente ao Ginásio Afonso Rodrigues

(69) 3541-5375

(69) 99357-8293

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!