UMA ESTATÍSTICA ASSUSTADORA: Cerca de 29% da população brasileira tem dificuldades para ler textos e aplicar conceitos de matemática

Por Reginilson Teixeira
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


O Brasil não tem alcançado avanços significativos no desempenho dos estudantes em leitura, em matemática e em ciências. Conforme Lourenço (2020): “Cerca de 29% da população brasileira tem dificuldades para ler textos e aplicar conceitos de matemática”. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), apontou que o Brasil tem baixa proficiência em Leitura, Matemática e Ciência. Os resultados do Brasil em 2018, revelam que 68,1% dos estudantes brasileiros, com 15 anos de idade, não possuem nível básico de Matemática e em Leitura, 50%. O Brasil teve novamente um dos 10 piores desempenhos do mundo em matemática e leitura. É lamentável, mas os estudantes brasileiros estão entre os últimos colocados em matemática, leitura e ciências.
Essa estatística assustadora monstra que as escolas brasileiras ainda produzem muitos analfabetos funcionais.

Observa-se um contexto escolar que abrange, por exemplo, situações de alunos incapazes de ler e compreender textos nos seus variados gêneros e tipos textuais e de resolver cálculos simples de operações matemática, tais como adição e subtração. A matemática é uma disciplina de conhecimentos cumulativos. Para conseguir aprender muitos conteúdos, é preciso no mínimo, conhecer as quatro operações básicas da matemática.

É importante compreender a relação da leitura e interpretação de texto na matemática. Para Machado (1990), há uma ligação entre a língua materna (Língua Portuguesa) e a matemática, que são caracterizadas pelas funções paralelas que atuam enquanto componentes curriculares. Fonseca e Cardoso (2005) também afirmam que a matemática como qualquer outro conteúdo necessita do ato da leitura. Por isso o aluno deve ser incentivado a ler desde a educação infantil até o ensino superior.

No entanto, a média de leitura dos brasileiros é baixa. Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a média anual de leitura do brasileiro é cinco livros, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Essa média baixa de leitura do brasileiro tem refletido na dificuldade de leitura e interpretação de textos. Consequentemente, a dificuldade de ler bem e interpretar texto impedem os alunos de obter sucesso na matemática.

Diante de tudo isso, precisa-se ir além de apenas apontar a falta de investimentos ou a baixa qualidade da educação brasileira como causadores destes resultados negativos. É certo que a educação brasileira necessita de investimentos e de uma formação de professores mais adequada. É um desafio encontrar soluções para os problemas da educação no Brasil. Depende de políticas públicas e programas que elevem a qualidade do ensino brasileiro, que busquem soluções para as dificuldades que os estudantes brasileiros têm para ler textos e aplicar conceitos de matemática. Portanto, para melhorar o desempenho escolar dos estudantes brasileiros no ensino de língua portuguesa e matemática é necessário ainda superar grandes desafios.

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA BRASIL. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. 2020.  Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos. Acesso em: 30 jul. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil Acesso em: 29 jul. 2022.

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO, C. de A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.63-76

LOURENÇO, T. Escolas brasileiras ainda formam analfabetos funcionais. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/escolas-brasileiras-ainda-formam-analfabetos-funcionais/ Acesso em: 29 jul. 2022.

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.

 

Autor: Reginilson Teixeira é Prof. Mestrando em Letras. Psicopedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Matemática Aplicada. Graduado em Letras e Matemática.

EM BREVE INAUGURAÇÃO!

NOVA MAMORÉ




Atendemos no almoço e janta, de segunda-feira à sábado. 


Diariamente um cardápio diferente no almoço. 


Com entrega gratuita.


 Aqui, você encontra o melhor e mais saboroso Churrasco da região! Faça nos uma visita! Av.: Campos Sales, a 40m da Avenida XV de Novembro 

Churrasco (alcatra com bacon) na janta.

Ligue ou mande zap: 984193203






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!