Coluna Simpi – Economia do Brasil: situação atual, contexto e perspectiva

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


Economia do Brasil: situação atual, contexto e perspectiva 

No segundo trimestre desse ano, o nosso PIB cresceu 1,2% e o nível de desemprego caiu de 10,6 para 9,1%.  A inflação também melhorou e para 2023 esperamos índices próximos a 5,3%. O Banco Central (BC) resolveu não aumentar mais a Selic deixando em 13,75%. As coisas estão indo bem, comparado ao que está acontecendo no mundo. “O problema é que os Estados Unidos estão subindo juros. Isso leva a uma depreciação da nossa moeda, a apreciação do dólar e prejudica o preço de commodities aqui dentro. Agora, o que é absolutamente crucial para nós entendermos na economia brasileira é o arcabouço fiscal que não apenas o Banco Central leva em consideração, mas nós, como agentes econômicos”, esclarecemos. O BC deixou claro que a taxa de juros não vai cair, muito provavelmente até junho do ano que vem. Enquanto a nossa inflação está estabilizada, a dos Estados Unidos está rodando a 8,3%.  Pior situação da Europa, já que as previsões apontam para uma maior depreciação do euro em relação ao dólar. Isso porque a Europa está no meio de uma guerra da Rússia com a Ucrânia. E Vladimir Putin já anunciou que vai parar de mandar gás para a Europa. Sendo assim, o PIB deve cair com uma inflação mais alta e Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), terá que subir a taxa de juros.  Ainda tem os problemas da China de alto endividamento por causa da gigante imobiliária Evergrande, e ainda problemas com a seca, a maior seca dos últimos 40 anos. O terceiro problema é o surto de Covid-19, atualmente mais de 15% do PIB chinês está em lockdown, então não haverá um crescimento maior do que 3%. Ao final, alerta o professor Dumas, “Em 2023 precisamos saber se o presidente vai arcar com um novo arcabouço fiscal e voltar com uma certa retidão fiscal, porque senão os juros voltarão novamente e nós ficaremos naquele problema de não ter um crescimento sustentável”. 

Assista: https://youtu.be/DrdKETWQaCA  

 

Encontro com Candidatos:  hoje com Mariana Carvalho 

A FEEMPI/Simpi realiza já há 25 anos o encontro com candidatos com os empresários proprietários de pequenas empresas. A importância está em nossos e nossas colegas ouvirem diretamente dos candidatos como veem, e o que pretendem fazer, ou o que  vai nortear seus passos quando forem eleitos.   Hoje ouviremos nosso 2º candidato ao Senado Federal. Recebemos a atual Deputada Federal  Mariana Carvalho, que nos fala sobre os pontos que consideramos de vital importância para constar em um programa de governo pela instituição que são: • Revisão dos impostos de Substituição Tributária e Diferencial Alíquota; • Adesão ao Simples Nacional tão logo o teto de faturamento seja alterado e nas proporções atuais; • Simplificação de processos para pagamento de Impostos; • Facilidade de acesso ao crédito; • Ampliação nos incentivos nas compras governamentais. Veja aqui a gravação feita com o candidato onde também nos lembra detalhes do que já fez pelo segmento.   

Assista: https://youtu.be/gZjI16zgRZU  

 

De olho nos seus impostos (1) 

As empresas que compram mercadoria para revender e pagam o ICMS Substituição Tributária, na entrada da mercadoria no Estado, podem ser creditar do valor para abater no PIS/COFINS. 

O tema será julgado pelo STJ e as empresas poderão restituir os últimos 05 anos” 

Assista: https://youtu.be/QDm-m3tkHr4  

 

De olho nos seus impostos (2) 

As empresas enquadradas no SIMPLES NACIONAL, quando são autuadas, recolhem os tributos pelo regime normal e, nesses casos, a justiça já determinou que deverá conceder os crédito da entrada de mercadoria. Dúvidas? Procure o Simpi pelo SimpiOnLine Whats – (69) 9 99330396, onde a informação empresarial e rápida e segura.  

Assista: https://youtube.com/shorts/C1XNwoY-_pI?feature=share  

 

Hora de pagar o 13.º salário! Preparado? 

Estamos nos aproximando do final deste ano, momento em que os empresários em geral se preocupam com o fluxo de caixa para o desembolso do 13.º salário pago em dois momentos, no final do mês de novembro e até o dia 20 de dezembro de cada ano.  O auditor e perito contador, Vitor Stankevicius alerta aos empresários que ainda não dispõe dos valores referentes a primeira parcela e da segunda parcela para verificar com o contador. “O seu contador dispõe de mecanismos para apresentar os valores respectivos, pois a contabilidade tem um conceito muito interessante chamado provisão para 13.º salário, que nada mais é do que despesas já incorridas pela empresa, mas ainda não desembolsadas”, informa. 

Assista:https://youtu.be/rokJ7IjnZhg  

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!