Jornal O Mamoré
GUAJARÁ-MIRIM Rondônia

Sistema de videomonitoramento em Guajará-Mirim é revitalizado pelo governo de Rondônia

O 6º Batalhão da Polícia Militar de Fronteira – 6º BPM, com sede em Guajará-Mirim, ganhou reforço em ações no combate à criminalidade na região de fronteira. Foi revitalizado o sistema de videomonitoramento em vários pontos do município.

 

O projeto de revitalização do videomonitoamento foi concretizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. O sistema está instalado nas dependências do 6º BPM. O projeto foi fruto de convênio, celebrado no ano de 2013, entre a Sesdec e a Secretaria Nacional de Segurança - Senasp. 


A Gerência de Tecnologia da Sesdec está responsável pela revitalização do sistema, que dispõe de várias câmeras espalhadas pela cidade. As câmeras de videomonitoramento têm condições de captar imagens em 360 graus, com muita nitidez e inclusive, alcançando detalhes, estão ligadas à uma central localizada no 6° Batalhão, onde as imagens são analisadas por uma equipe especializada; formada por civis e militares. 

Para o secretário da Sesdec, o Tenente-coronel Bombeiro Militar Felipe Bernardo Vital, o objetivo é garantir o funcionamento do serviço, que auxilia as forças de segurança no combate à criminalidade. “Há mais de sete anos essas câmeras de videomonitoramento estavam desativadas no município, não teremos mais problemas, pois Guajará-Mirim tem suas peculiaridades, como a extensão de fronteira. Estamos investindo em tecnologia e inteligência. Nesta semana foram entregues equipamentos como drones que atingem 15km de distância em horizontal, podendo monitorar a distância. Neste montante foram entregues mais de três milhões de reais em equipamentos e veículos somente esta semana, para as Polícias de Rondônia. A Polícia unida, integrada somos mais fortes que a bandidagem”, ponderou o secretário Felipe Vital.

 

O comandante do 6º BPM destacou os investimentos e apoio que a Sesdec tem auxiliado o Comando no combate à criminalidade. “Receberemos câmeras com leituras de placas, que irão contribuir muito no combate à criminalidade, a Sesdec não tem evitado esforços para nos auxiliar no combate ao crime em Guajará-Mirim e tem surtido alguns efeitos, claro, tudo são demandas a médio e a longo prazo. A curto prazo já conseguimos alguns resultados, a prova disso é que a gente já conseguiu baixar alguns índices criminais que assolam muito a comunidade e sem o apoio da Secretaria e do Comando da PM, não seria possível”, destacou o comandante Major PM Jefferson Wesley Adorno de Oliveira, ao agradecer os investimentos voltados para a região.

 

Os trabalhos devem ser concluídos em até 60 dias, onde mais câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos. Investimentos em equipamentos que irão auxiliar, ainda mais nas investigações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem