Coluna Almanaque: A CRÍTICA DA RAZÃO LÓGICA

Por Fábio Marques
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


Por Fábio Marques

Em toda sua vida o poeta jamais se preocupou com bens materiais. Era de seu costume afirmar que seu único bem era a mulher com quem estava casado. E de todas ouvira os mesmos reclames: bebia demais, chorava demais, sofria demais, amava demais.
Ignorado pela elite da cidade, de repente começou a insultar os donos do capital em seus artigos. Morava numa quitinete com espaço para caber sua escrivaninha, sua estante com seus livros, sua geladeira, micro-ondas e banheiro com divisão entre toalete e chuveiro. Era um cara bom de coração, honesto consigo e com todos os que dividiam sua amizade.
Uma vez namorou a esposa de um metido a grã-fino que desconfiou do romance passando em seguida a ignorá-lo nos encontros sociais talvez para ver se o poeta percebia que não estava bem vindo ao ambiente. Certa ocasião, tamanha foi a falta de cortesia do cidadão que o escriba chegou a ventilar a hipótese de comentar ao público presente a cor dos pentelhos da esposa do corno. Como era um cara de bom coração preferiu se retirar do recinto. Ora! Há mais justiça e perfeição no mundo quando os poetas comem as mulheres dos ricos e metidos.
Nos últimos tempos resolveu se entregar a solidão de sua quitinete entre livros diversos e músicas de seu gosto muito sui generis para aquela cidade. A solidão o protegia do mundo e do que os patifes faziam com o mundo. Na solidão de sua quitinete escrevia, bebia cerveja, cantava e chorava.
Não tinha a simpatia de alguns membros da cidade em que morava por não acreditar no Deus de suas religiões. Acreditava em Deus sim. Mas seu Deus tinha mais a ver com números de prótons, nêutrons e elétrons do que com pais-nossos e ave-marias. Seu Deus tinha mais a ver com átomos e moléculas do que com igrejas de malandros que se travestem de pastores para roubarem o dinheiro dos pobres ingênuos através do abuso da fé alheia.
Tinha o maior orgulho de nunca ter que se corromper pelas convenções sociais. Não tinha porra nenhuma na vida e tinha orgulho disso. Era um bom ser humano. Maus eram os arranjos sociais.
Seu chefe imediato, Sérgio Bueno, gostava de seu estilo e companhia. De vez em quando lhe chamava para viajar juntos para a cidade de Cais Antigo, metrópole mais próxima. Uma vez em Cais Antigo, sua distração consistia em andar horas e horas pelas avenidas e visitar as livrarias. Nestas andanças, aqui e acolá topava com um cachorro e também com seres humanos do dia-a-dia que sabia que nunca mais tornaria a avistá-los. Mesmo assim estas figuras e imagens ficavam com o poeta.
No início de uma tarde de calor infernal em Cais Antigo o poeta resolveu se refrescar com umas Bohemias numa conveniência de um posto de gasolina na confluência das avenidas Kennedy e Paulo Lealdade. Ficava perto do apartamento onde pousava e defronte ao Mercantil Gonzalez Hermanos.
Da conveniência escreveu a crônica de hoje.

*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.


Chegou agorinha em GUAJARÁ MIRIM, a novidade de 2023.



Isso mesmo, se você queria fazer AGRONOMIA...Chegou a SUA HORA. E a UNOPAR é o lugar certo. Acabou de chegar e você pode ser a primeira pessoa a se inscrever.

Aceita o desafio?

Matrícula por apenas R $59,00.


Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!