Dia Mundial do Autismo: mãe de crianças autistas inicia movimento de conscientização em Guajará-Mirim

O evento foi um momento usado para orientar sobre o autismo e combater os preconceitos.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 

Pela primeira vez no município de Guajará-Mirim, pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA se mobilizam, o encontro ocorreu na tarde deste domingo, 02, no Parque Circuito do município. Para que as informações sejam disseminadas, pesquisas realizadas e leis cumpridas o evento reuniu um grande número de pais, familiares e comunidade que abraçou a causa. O evento encerrou durante a noite.


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído no dia 2 de abril, foi o inicia de mais um passo na mobilização que visa expor e acabar com o preconceito contra pessoas com autismo. Uma ata foi elaborada pelos presentes, a deputada estadual Dra Taíssa Sousa também apoiou a mobilização.

A deputada tem se reunido com os pais desde o ano passado e antes mesmo de ser empossada já havia garantido apoio a causa, elaborando um projeto onde destina via emenda parlamentar o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para atender os pacientes que necessitam passar por um profissional para aquisição de laudo médico, atualmente somente em Porto Velho, fazendo com que os pais se desloquem por várias vezes a Capital do Estado, tendo gastos médicos, de transportes/passagens, alimentação e hospedagens. O objetivo da deputada é trazer esse profissional até o município para que as crianças e adolescentes possam ser atendidos pelo mesmo, sem custos para os pais.


“Hoje é um dia muito importante para toda essa comunidade. A gente só pode lutar e mostrar nossa força quando estamos unidos. Estive reunida alguns meses atrás com alguns pais que relataram as dificuldades enfrentadas, estive em contato com instituições e pessoas que trabalham diretamente com o TEA para que possamos fazer um projeto que ocorra um mutirão de laudo nessa região. Vocês podem contar com uma deputada que apoia essa causa”, destacou.

Uma das metas da ação é oferecer apoio às famílias e/ou autistas para que se reúnam e se organizem para buscar ajuda e também se ajudarem mutuamente. 

Inserção na sociedade

A autora do projeto - que é mãe de autista – Jéssica da Silva Matos, explicou que é importante alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, favorecendo um melhor desenvolvimento. “Queremos demonstrar que o autismo na maioria das vezes não é acompanhado de deficiência intelectual e sim deficiência de socialização e comportamento”, disse.

A mãe ainda destacou: “Queremos mostrar que muitos autistas têm condições de ser inseridos em todos os ramos da sociedade, como escola, trabalho e lazer, sem sofrer preconceito por falta de informação. Por isso decidi chamar mães de algumas crianças para mudar o rumo da vida dos filhos e transformar os desafios em uma luta pelos direitos deles e de outras pessoas que fazem parte do espectro”, declarou.

 “Os maiores problemas encontrados pelos pais são o não cumprimento das leis ou a falta delas. É uma luta para conseguir vagas em escola, eu passei e posso afirmar, bons tratamentos, estabelecimentos que respeitem as pessoas que possuem TEA, não há atendimento no SUS específico, os laudos médicos e os neurologistas encontramos apenas em Porto Velho, são tantos e tantos problemas na vida da família de um autista. O evento foi um momento usado para orientar sobre o autismo e combater os preconceitos, expor a falta de inclusão escolar e a falta de capacitação de profissionais”, explicou a mãe Maria Simone Dourado Medina.

Autismo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda a vida. É caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta de forma significativa a socialização, a comunicação e o comportamento e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças, é mais comum. No Brasil estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas e segundo estatísticas é um número que cresce ano a ano. Atingindo aproximadamente dois por cento das crianças de oito anos de idade.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esse complexo transtorno, ajudando a derrubar preconceitos através do conhecimento.

Fonte: O MAMORÉ



UNOPAR OFERECE:



Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.


Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.



AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção. Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais. Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho. 📲Whatsapp: (69)98111-7049 📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!