Energisa dá dicas de como usar equipamentos sem sobrecarregar a rede elétrica

Uso simultâneo de equipamentos elétricos pode causar danos e prejuízos
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

É importante que as instalações elétricas de residências sejam dimensionadas nos padrões e normas brasileiras, principalmente com aterramento adequado e seguindo todas as normas de segurança. Essa medida, além de garantir a qualidade das instalações, evita acidentes. 

Fiação obsoleta, falta de projeto elétrico e ausência de manutenções realizadas por profissionais qualificados podem sobrecarregar a rede elétrica e provocar acidentes graves. A chance de acontecer um curto-circuito é maior nesses casos. O uso de ‘’Ts’’ ou ‘’benjamins’’ , que conectam vários aparelhos ao mesmo tempo, também aumenta a sobrecarga na rede. 

As ligações clandestinas também representam uma grande insegurança para a população e aumentam as estatísticas de ocorrências com a rede elétrica, que é planejada para atender uma determinada demanda. Quando não há um estudo prévio, é comum gerar uma sobrecarga no sistema elétrico, o que pode ocasionar graves acidentes , inclusive fatais.

‘’ Aquecimento de tomadas, quedas de tensão, cheiro de fumaça ou de queimado perto de fiações, são alguns sinais que devem ser observados para detectar a sobrecarga da rede elétrica’’, afirma o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Lenildson Santos.


Cuide da sua segurança, evite acidentes com medidas simples:

1.Nunca usar mais de um aparelho elétrico na mesma tomada com “T / benjamin”, exceto quando a tomada tiver sido dimensionada para mais de um aparelho;

2.Sempre que for efetuar uma intervenção na rede elétrica doméstica, desligue o disjuntor geral. Se vai trocar uma lâmpada, por exemplo, desligue o disjuntor;

3.Não deixe fios em contato com tapetes, cortinas ou qualquer outro material que possa servir de combustível para um incêndio em caso de um curto-circuito;

4. A instalação de um dispositivo DR nas residências pode reduzir as chances de acidentes. O objetivo desse dispositivo é detectar fugas de corrente elétrica no circuito, desligando o sistema para que o usuário não sofra um choque elétrico e não haja danos de equipamentos;

5.Em caso de dúvida sobre projeto elétrico e dimensionamento de cargas, procure profissionais qualificados para que tudo seja feito dentro dos padrões de segurança.

Fonte: Assessoria



UNOPAR OFERECE:



Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.

Curso de Enfermagem está de R$ 419,00 por R$ 349,00
Promoção válida até o dia 31 de março de 2023

Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.



AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção. Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais. Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho. 📲Whatsapp: (69)98111-7049 📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!