Sarampo na Fronteira: Guajará-Mirim reforça barreira sanitária com vacinação para festividades da Independência da Bolívia
Em face de um surto de sarampo na Bolívia, país que faz fronteira com Guajará-Mirim - Rondônia, a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semsau, está ampliando as medidas de prevenção e monitoramento no município. O surto, que teve início em abril de 2025, levou ao fortalecimento das ações preventivas diante do aumento de casos suspeitos e confirmados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A preocupação é redobrada devido ao intenso fluxo diário de pessoas que ocorre no Porto Oficial. Com as celebrações da Independência da Bolívia, nos dias 05 e 06 de agosto de 2025, espera-se um aumento significativo na movimentação de pessoas que se deslocarão para o país vizinho. Diante deste cenário, para a Semsau a principal precaução estabelecida é a exigência de que as pessoas estejam devidamente vacinadas e apresentem seus cartões de vacina para a travessia. É fundamental que, quem não estiver com a dose do sarampo em dia, procure a vacinação no momento da travessia. Esta medida visa criar uma barreira sanitária eficaz, prevenindo a disseminação da doença para o território brasileiro.
O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e grave, que requer intervenção imediata para controle e tratamento. A colaboração da população é crucial para garantir a saúde coletiva e evitar a proliferação do vírus em Guajará-Mirim.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guajará-Mirim