Duelo na Fronteira: Associação Cultural Waraji emite nota de esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO – ACW
A Associação Cultural Waraji (ACW) e as agremiações Boi Bumbá Flor do Campo e Malhadinho responsáveis pela organização da competição do Festival Folclórico de Guajará-Mirim: Duelo na Fronteira, vem esclarecer as informações divulgadas por parte da imprensa sobre a edição 2025.
Nós da ACW e as duas agremiações valorizamos profundamente o trabalho dos veículos de comunicação e em nenhum momento tivemos a intenção de restringir ou dificultar a cobertura jornalística. As orientações dadas no último dia de evento seguiram o Regulamento do festival (documento elaborado pelas agremiações) e limitaram a circulação na arena, reposicionando profissionais da imprensa apenas por motivos de segurança, preservação das alegorias e melhor organização do espetáculo, sempre de forma geral, sem direcionamento a qualquer veículo específico.
O credenciamento da imprensa não é de responsabilidade da ACW, que não cassou credenciais nem impediu formalmente o trabalho de nenhum profissional. Se algum jornalista se sentiu constrangido pela forma de abordagem, lamentamos sinceramente e já estamos revendo procedimentos internos. Reafirmamos, de forma categórica, que não houve, em nenhum momento, qualquer tentativa de cobrança, negociação ou imposição de pagamento referente a direitos de imagem ou de transmissão do festival, por parte da ACW, a qualquer veículo de comunicação ou pessoa ligada às mídias sociais.
O Duelo na Fronteira é um patrimônio coletivo, construído por brincantes, torcedores, comunidade, poder público, ACW e imprensa. A Associação Cultural Waraji seguirá trabalhando, junto com as agremiações folclóricas Boi Bumbá Flor do Campo e Boi Bumbá Malhadinho, que são as verdadeiras donas do Festival, para que este continue crescendo, com segurança, organização, respeito e transparência para todas e todos.
Guajará-Mirim, 19 de novembro de 2025
Associação Folclórica Boi Bumbá Flor do Campo
Associação Folclórica Boi Bumbá Malhadinho
Associação Cultural Waraji
para consulta no link fornecido.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


