Nova Mamoré terá estudo para criação de espaço da Melhor Idade com piscina e academia
O Vereador André do Sindicato (PT), conhecido como o André do Sindicato, da Câmara Municipal de Nova Mamoré, formalizou nesta sexta-feira, 14, um pedido ao Executivo Municipal para que se inicie um estudo técnico e posterior elaboração de projeto para a criação de um espaço público estruturado, destinado à Melhor Idade, que inclua piscina e academia.
A solicitação foi feita por meio do Ofício n°094/GV/ALB/2025, endereçado ao Prefeito do Município de Nova Mamoré, Marcélio Rodrigues Uchôa, e ao Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Jorge Oliveira.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Fundamentação legal e benefícios sociais
André do Sindicato, sustenta a iniciativa com base em legislações e diretrizes que reconhecem a importância de garantir condições saudáveis e inclusivas para a população idosa.
Entre as referências citadas no documento, destacam-se o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), que estabelece o dever do Poder Público de assegurar saúde, lazer, atividades físicas e qualidade de vida aos idosos, e a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994), que reforça a necessidade de programas que estimulem a autonomia e a participação ativa.
A proposta visa criar um ambiente que contribua diretamente para a saúde física e mental dos idosos. De acordo com o vereador, a estrutura com piscina e academia irá ajudar a melhorar a mobilidade, fortalecer articulações, prevenir dores e doenças crônicas, além de oferecer um espaço de convivência, acolhimento e estímulo à vida ativa. A prática de atividades em água é amplamente recomendada para a Melhor Idade por reduzir impacto e promover a saúde integral.
A implementação do projeto também fortaleceria ações já previstas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), especialmente por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Estudo de viabilidade e orçamento
Diante do potencial de "investimento social de grande alcance e retorno para o município", o vereador André do Sindicato solicitou que o estudo preliminar analise a viabilidade da criação desse espaço, seja por meio de construção, ampliação ou adaptação de área existente.
É crucial, segundo o documento, que a análise avalie o orçamento necessário e as possibilidades de captação de recursos para a execução do projeto.
A demanda, conforme o vereador, é resultado do "dia a dia com os cidadãos que procuram alternativas de lazer, saúde e bem-estar", demonstrando o apoio popular à iniciativa.
Fonte: Assessoria


