Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Vereador André do Sindicato solicita regulamentação imediata de nova lei federal para condutores de ambulância

 Ambulância

O vereador André Luiz Baier, o André do Sindicato (PT), da Câmara Municipal de Nova Mamoré, enviou um ofício ao prefeito do município, Marcélio Rodrigues Uchôa, solicitando a adoção de providências administrativas urgentes para que o município se adeque à nova legislação federal que rege a função de condutores de ambulância.

O ofício de n°095/GV/ALB/2025 trata da solicitação de análise e regulamentação municipal referente à nova lei federal sobre condutores de ambulância.

A lei em questão é a Lei Federal 15.250/2025, que redefiniu e regulamentou nacionalmente a categoria profissional, que agora é reconhecida como “condutor de veículo de emergência/condutor de ambulância”.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Vereador André do Sindicato

Exigências da lei e riscos administrativos

O vereador alertou que, embora a Lei 15.250/2025 seja de âmbito nacional, sua plena aplicação depende de medidas administrativas locais. O texto federal estabelece requisitos mínimos obrigatórios para o exercício da função, incluindo habilitação compatível, curso específico, reciclagem periódica, registro em sistemas oficiais, protocolos de atuação e enquadramento funcional.

De forma objetiva, o ofício lista as cinco principais necessidades que a legislação impõe ao município de Nova Mamoré:

1. Regularização administrativa dos condutores atuais, com inclusão da comprovação de habilitação, cursos e reciclagens.

2. Adequação dos cargos, funções e atribuições que constam no quadro de pessoal do município.

3. Criação de procedimentos internos para registro, capacitação e atualização profissional.

4. Publicação de ato executivo (como decreto, instrução normativa ou portaria) para disciplinar a aplicação local da norma federal até que ajustes legislativos municipais sejam concluídos.

5. Integração dos condutores municipais aos sistemas federais específicos previstos na legislação.

“Os serviços de transporte de pacientes e o atendimento pré-hospitalar, como o SAMU, são atividades essenciais e diretamente ligadas à política pública de saúde de Nova Mamoré. A adequação deve ser realizada ‘tempestivamente’ para evitar riscos de natureza administrativa, operacional e legal”, enfatizou André do Sindicato.




Pedido de plano de implementação


O vereador solicitou que o Poder Executivo determine às Secretarias competentes, como Saúde, Administração, Procuradoria e Recursos Humanos, a elaboração de um plano de implementação. Esse plano deve incluir a edição dos atos regulamentares necessários para assegurar o cumprimento integral da lei federal e a regularidade dos serviços prestados aos munícipes.

Fonte: Assessoria





Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714