Criança de aproximadamente 5 anos é encontrada sozinha em via pública em Nova Mamoré; Conselho Tutelar assumiu o caso
Apareceu próximo a um comércio, uma criança, sozinha no comércio, sem a presença de qualquer responsável legal
Policiais militares da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo foram acionados na manhã de sábado, 17, após uma criança de aproximadamente cinco anos ser encontrada sozinha em via pública, no município de Nova Mamoré - RO, sem a companhia de responsáveis e sem ser reconhecida por moradores da redondeza.
A guarnição deslocou-se até um estabelecimento comercial, onde manteve contato com a responsável pelo local. Ela informou que um menino, aparentando cerca de cinco anos de idade, havia aparecido sozinho no comércio, sem a presença de qualquer responsável legal. Segundo a comunicante, a criança apresentava sinais compatíveis com transtorno do espectro autista em grau elevado, não conseguindo se comunicar verbalmente. Ainda disse que o menor estava subindo no muro de uma construção, expondo-se a sério risco à própria integridade física.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Durante a averiguação, os policiais colheram as informações possíveis e conseguiram identificar o endereço da residência da criança, deslocando-se até o local. No entanto, foi constatado que não havia nenhum responsável no imóvel no momento da diligência.
Ainda conforme o registro policial, no momento da confecção do boletim de ocorrência, a criança encontrava-se nas proximidades, vestida apenas com uma camisa, sem bermuda e sem roupa íntima.
A Polícia Militar destacou que, devido ao autismo em grau acentuado, a criança não pode permanecer sem supervisão, sendo constatado risco iminente, já que o menor estava subindo em muro e poderia correr em meio à avenida com intenso fluxo de veículos.
Diante da situação, a guarnição conduziu o menor até a Unidade Integrada de Segurança Pública - UNISP, de Nova Mamoré, local considerado seguro, e acionou o Conselho Tutelar para adoção das providências legais. Uma conselheira tutelar compareceu à unidade e assumiu a responsabilidade pela criança, que permaneceu sob seus cuidados.
A mãe do menor foi identificada, porém não havia sido localizada até a finalização da ocorrência. O caso foi devidamente registrado para acompanhamento e demais medidas cabíveis pelos órgãos competentes.
Fonte: O MAMORÉ

