Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Dr. Neidson indica abastecimento de água encanada para Nova Califórnia

Parlamentar afirma que atualmente população tenta suprir demanda por meio de cacimbas e poços...

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Poder Executivo, com cópia a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), a necessidade de colocar e distribuir água encanada para o distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho.

Segundo o parlamentar, na BR 364, sentido Acre, o distrito rondoniense de Nova Califórnia é laboratório de um importante ecossistema. Local onde, segundo ele, se encontra a sede do Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca).

Nova Califórnia, explicou o deputado, está situada na porção extremo Oeste do Estado e a população vem sofrendo com a falta de abastecimento de água encanada. O distrito não possui atualmente um sistema de abastecimento e distribuição de água encanada, contudo, a coletividade residente naquela região tenta suprir a demanda por meio de cacimbas e poços, tomando muito dificultoso a vida de todos.

“A água é um recurso essencial à vida em todas as suas formas, e para os seres humanos é imprescindível para a satisfação de todas as suas necessidades, o que vai incluir, desde a sobrevivência, até a manutenção do equilíbrio econômico mundial, devido à sua importância para os processos produtivos”, ressaltou Dr. Neidson.

O deputado explicou que a água deve ser garantida em três planos: o primeiro remete à acessibilidade física de todos à água, no qual toda a população deve possuir acesso físico seguro a este recurso, o que inclui considerações acerca da distância percorrida por essa, até o abastecimento, propriamente dito.

Num segundo plano, por sua vez, aduziria à acessibilidade econômica, de modo que os custos associados ao fornecimento de recursos hídricos devem ser populares, ou seja, deve haver uma intervenção do Poder Público para garantir o recurso de forma mínima àqueles que não possam pagar por esses serviços.

Já o terceiro plano, cita o parlamentar, seria qualificado como o acesso de fato e de direito à água, que se consubstancia na interferência estatal na atuação legislativa com vistas à diminuição da discriminação ao acesso à água.

Quanto à qualidade da água, esta remete à garantia de que a água seja recebida em condições saudáveis e não contaminada, de modo a haver o dever de atuação do Poder Público em garantir a eliminação ou a redução a um nível mínimo tolerável de agentes perigosos à saúde, tais como microorganismos, metais pesados, produtos químicos e sedimentos.

“A falta do benefício da água encanada, torna-se inadequada para todas as famílias que sofrem com as condições precárias. Essa indicação é uma forma de tentar amenizar o sofrimento daquelas famílias, que padecem com a ausência de um abastecimento de água encanada satisfatório”, concluiu o deputado.

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins] Foto: Ana Célia
Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714