O objetivo do deputado Dr. Neidson é que os dois bois bumbás existentes de Guajará-Mirim possam voltar para arena e resgatar a alegria e o amor pela cultura local, quando milhares de turistas de diversos municípios de Rondônia e outros estados visitavam a fronteira para prestigiar o brilhante evento. A assessora do deputado, Mari Granemann, registrou, em sua fala, que no entendimento do deputado o festival é de suma importância para cultura da região e para economia da cidade e precisa ter o apoio do estado. Os técnicos do governo presentes na reunião questionaram a falta de documentos para que as agremiações possam assumir os barracões construídos para atender os bois, uma vez que existem pendências burocráticas a serem resolvidas. Neste sentido, é muito importante que as duas agremiações estejam dispostas a trabalharem com dedicação para resolverem os problemas de documentos.
Se for o caso, talvez seja importante discutir até mesmo a possibilidade de novas razões sociais, objetivando que a cultura não morra por incapacidade de pessoas que não adotaram as medidas necessárias para evitar este problema. Os dois bois precisam estar com as contas organizadas para receberem algum tipo de benefício do estado. Já que dois barracões foram construídos para atender as instalações dos bois, não poderiam ter sido abandonados como foram. Alguma medida urgente precisa ser adotada. Os barracões servem para que os bois possam confeccionar suas fantasias, alegorias e outras atividades pertinentes.
A reunião teve bons resultados e, ao final, todos saíram satisfeitos e entusiasmados com a possibilidade de resgatar o Duelo na Fronteira. É importante destacar o empenho do deputado Dr. Neidson junto ao governo do estado em busca de alternativas e soluções para que os bois possam voltar novamente ao bumbódromo.
Fonte: Assessoria Parlamentar