Dr. Neidson relata ações da Sesau para aumento dos leitos de UTI em municípios do interior

Compartilhe no WhatsApp
Redação
Por -
0
Na sessão ordinária desta terça-feira (25), o deputado Dr. Neidson (PMN) destacou a ação da Secretaria Estadual de Saúde para aumentar o número de leitos de UTI para o combate à Covid-19 em municípios do interior, atendendo ao pedido da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. O parlamentar havia informado anteriormente que os municípios haviam recebido muitos leitos clínicos e cerca de 50% estavam desocupados, mas faltavam leitos de UTI para atender aos casos mais graves.

O deputado informou que o secretário adjunto Nélio de Souza confirmou o repasse do Governo do Estado para os municípios para a criação de leitos de acordo com o levantamento feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) que deverão ser implantados até a segunda quinzena de setembro. Com isso, o Estado passará a contar com 58 leitos de UTI para atender à pacientes do interior.

Cirurgias eletivas
Dr. Neidson também destacou que as cirurgias eletivas e os atendimentos especializados deverão ser retomados no inicio de setembro, evitando que os pacientes precisem se deslocar até a capital para receberem atendimento no hospital João Paulo II. “Com isso, acredito que a população vai ficar bem atendida, vai ser um retorno gradual, mas a população vem sofrendo muito com essa pandemia porque temos muitos pacientes aguardando cirurgia”, ressaltou o deputado.

O parlamentar também reforçou a proposta de descentralização dos atendimentos especializados para que a população possa ser atendida regionalmente, sem depender apenas de especialistas em Porto Velho. “Propomos que eles possam fazer um levantamento, como foi feito esse levantamento das UTIs, dos especialistas que tem em cada município para que o estado possa contratualizar com os municípios e realizarem o atendimento na sua localidade, economizando gastos com transporte”, destacou Dr. Neidson.

Hospital Regional
O deputado informou ainda que apresentou ao secretário a situação do Hospital Regional de Guajará-Mirim, que está em construção desde 2013 e ainda não foi concluído. De acordo com o secretário, já foi apresentada uma planilha com a previsão de gastos para realização da obra à Caixa Econômica Federal e assim que for aprovada, as obras serão licitadas para serem retomadas.

O deputado finalizou sua fala parabenizando a atuação do Cosems no levantamento das necessidades dos municípios e à Sesau, por trabalhar para dar uma resposta rápida ao problema.

Texto: Ana Carolina Custódio-ALE/RO
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

source http://www.drneidson.com.br/2020/08/dr-neidson-relata-acoes-da-sesau-para.html
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!