Deputado Dr. Neidson preside sessão solene e entrega Medalhas do Mérito Legislativo

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

 


O deputado Dr. Neidson (PMN) presidiu a sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa para entrega da Medalha do Mérito Legislativo para pessoas que contribuem com causas sociais em diversas áreas, dando uma parcela de colaboração para o desenvolvimento de Rondônia. Após a entrega das comendas foi feita a foto oficial e o parlamentar pediu para que os homenageados se pronunciassem.

Foram homenageados o promotor de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca; a presidente da Associação Ana Fonseca de Epilepsia, defensora pública Rosaria Gonçalves Novaes; Fátima Gonçalves Novaes; a artesã Edna do Nascimento Sales Costa; os médicos Ida Perea e Sérgio Paulo de Melo Mendes Filho; Welkin Chanei Novaes Pereira; Rafaela Freitas Santos, Nadiza Sueli da Costa Moura; o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani; e a diretora do Laboratório Central, Cicileia Correia da Silva.

Após receber a Medalha do Mérito Legislativo, o promotor de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca disse que a emoção é grande. Ele lembrou que em 1964 saiu de Guadalupe (PI) para fazer o concurso de exame de admissão ao ginásio, em Terezina. Ele lembrou que naquela época o rio Parnaíba ainda era navegável e que metade da viagem foi feita em um barco a vapor, e depois em um pau de arara chamado Galinhas.

“Eu perguntei a razão do nome. Chamavam assim porque feirantes levavam animais no ônibus, junto com a gente. Durante a viagem minha mãe me disse algo que nunca esqueci: nunca viva sua vida na primeira pessoa do singular. Isso porque na vida sempre precisamos uns dos outros. Ela era uma católica fervorosa. Na vida tudo o que a gente faz depende do próximo, das pessoas. Recebemos essa homenagem hoje porque não somos pessoas que só olham para o próprio umbigo. Temos que olhar para o nosso próximo. Venho cumprindo com essa tarefa que me foi dada naquela viagem de 64”, disse Edmilson Fonseca.

A Medalha do Mérito Legislativo foi concedida a ele devido ao trabalho desenvolvido pela Associação Ana Fonseca de Epilepsia, presidido hoje por sua esposa, a defensora pública Rosaria Gonçalves Novaes. Edmilson Fonseca explicou que esta não é a primeira vez que faz um trabalho social. Como estudante, fundou a primeira associação dos pescadores do rio Paranaíba.

“Dessa viagem se vão 57 anos, dos quais 40 estão aqui em Rondônia. Em 1996 foi na Associação Comunitária de Guadalupe. De 3 a 12 de dezembro é a festa da minha terra, devido a Nossa Senhora de Guadalupe. Ninguém faz nada só. Essa constatação da minha mãe está sendo materializada hoje. Tenho um braço muito forte, a doutora Rosária, minha esposa, que se aposentou na assistência social, como defensora pública”, detalhou Edmilson Fonseca.

Ele citou, ainda, que a Casa de Apoio Ana Fonseca de Epilepsia é uma homenagem a sua irmã, que faleceu há um ano. Edmilson Fonseca afirmou que todos os méritos do trabalho desenvolvido cabem a sua esposa, pois depois que ela assumiu a casa de apoio deslanchou.

“Eu já não encontrava tempo suficiente para coordenar um trabalho gigantesco, pois em Rondônia temos 34 mil pessoas com epilepsia. Nem toda epilepsia causa deficiência, mas temos algumas terríveis, que trazem problemas de visão, de audição, de memória”, relatou.

Edmilson Fonseca explicou que sempre teve apoio do Ministério Público e mantém um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa, sendo que três leis foram aprovadas por unanimidade pelo Legislativo Estadual, sendo duas delas apresentadas pelo deputado Dr. Neidson.

“Agora estamos preparando mais um pacote de leis para enviar para a Assembleia. Agradeço ainda o deputado Jean de Oliveira, que, na época em que era vereador, apresentou o primeiro projeto de lei para o Município de Porto Velho e ajudou muito a primeira associação que cuida das pessoas com epilepsia. Então temos essa missão que Deus nos deu, para levar avante”, disse Edmilson Fonseca.

A presidente da Associação Ana Fonseca de Epilepsia, Rosaria Gonçalves Novaes, disse que agora caminha com mais garra para defender pessoas com deficiência. Ela contou que entende muito bem a situação, porque chegou a ficar em cadeira de rodas.

“Mas eu tinha motorista. Imagine quem não tem. Preciso do apoio dessa Casa para a aprovação de mais um projeto de lei. Saio daqui com vontade para fazer mais”, disse Rosaria Novaes.
Fátima Gonçalves Novaes afirmou que a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo foi um momento único, inesquecível. “São poucos os que têm essa honra. Expresso meu sentimento de gratidão em nome da Casa de Epilepsia”, destacou.

O médico Sergio Paulo de Melo Mendes Filho agradeceu a homenagem devido ao trabalho desenvolvido. Cicileia Correia da Silva também agradeceu a homenagem e destacou o trabalho para enfrentar o coronavírus. A presidente da Associação de Obstetrícia de Rondônia, Ida Perea, prestou homenagem a todos os trabalhadores da saúde que trabalham com o covid. O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, destacou o trabalho coletivo desenvolvido na Seagri pelo crescimento de Rondônia. A artesã Edna do Nascimento Sales Costa também agradeceu a homenagem.

Fonte: Decom/ALE-RO

                                                Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 

Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\




Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!