Com estoque crítico, Fhemeron pede que população doe sangue para salvar vidas

O número de doações sofreu uma queda de 30%, com o novo surto de gripe e covid-19
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

             


            O número de doações sofreu uma queda de 30%, com o novo surto de gripe e covid-19

O estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), está em situação preocupante por falta de doações. Os grupos O+, A+, O- e A- estão abaixo dos níveis normais, a situação é considerada crítica.

“O estoque de sangue está preocupante em todo o Estado. Houve uma queda muito grande, de 30% do número de doações. Geralmente possuíamos diariamente um número de 100 pessoas vindo até a Fhemeron para doar sangue e isso não ocorre mais. O mundo inteiro está vivendo uma queda no estoque em consequência do aumento de casos de covid-19 e suas variantes, além do surto de gripe, mas os pacientes continuam precisando”, enfatizou Maria Luiza Pereira, assistente social e gerente de capacitação

DOAÇÃO DE SANGUE

As duas doenças gripais e a covid-19 deixam as pessoas temporariamente inaptas para doar sangue. Os novos critérios para doação foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil. Agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias.

As orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue em relação ao risco de infecção pela coronavírus, são as seguintes: pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após dez dias da data da realização do teste, já voluntários que tiveram contato com casos positivos podem doar depois de sete dias da última interação. Quem realizou isolamento voluntário ou por orientação médica fica habilitado a doar após finalizar o tempo de indicação de isolamento.

Quanto às pessoas vacinadas com os imunizantes contra a covid-19 devem aguardar o tempo de sete dias, apenas para a Coronavac, que o doador pode esperar 48 horas para doar.

FUNCIONAMENTO

A Fhemeron funciona de segunda-feira a sexta-feira de 7h15 às 18h, aos sábados até às 12h, localizada ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro e do Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho.

Os cinco Hemocentros regionais de coleta nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena continuam atendendo.

“Lembrando que com a sua doação, você estará salvando até quatro vidas. A doação de sangue é segura, pois todo o material utilizado para a coleta é descartável e de uso único”, pontuou a assistente social.

QUESITOS

Documento oficial com foto;
Sentir-se bem de saúde;
Ter dormido no mínimo 6h na noite anterior;
Estar bem alimentado antes de doar;
Ter acima de 50kg;
Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12h;
Ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 só podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis.

Fonte: Secom/RO





                                                Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 

Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!