Prefeito de Nova Mamoré aprova recentemente sua nova estrutura organizacional administrativa

A modelagem organizacional administrativa propicia o alinhamento das atividades finalísticas
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Prefeito Marcélio Brasileiro
As Prefeituras não são diferentes das grandes organizações. Para sobreviverem num cenário de constantes e rápidas mudanças e de alto grau de incerteza, necessitam atingir elevados padrões de desempenho. Para isso, precisam lidar com a complexidade inerente ao sistema organizacional sem perder de vista a congruência entre seus elementos. 

Neste cenário, desenvolveram-se ao longo do tempo, as teorias sobre “modelagem organizacional”, vertentes teóricas que enfatizam a interação racional e coerente dos elementos e objetivos da organização administrativa.


No âmbito do Poder Executivo Municipal, entende-se que a adequada modelagem organizacional administrativa propicia o alinhamento das atividades finalísticas, responsáveis diretas pelo cumprimento das competências institucionais, às estratégias de governo e deve estar pautada nos princípios constitucionais que regem à administração pública com ênfase na eficiência dos serviços prestados à sociedade.


Nesse sentido, o Prefeito Marcélio Brasileiro procurou desenvolver com sua nova estrutura um modelo de uma arquitetura organizacional administrativa adequada com o seu plano de governo, ou seja, buscou proporcionar um alinhamento entre a Estratégia (ou conjunto de propósitos e resultados visados) e seus elementos essenciais: Estrutura (arranjo hierárquico de unidades organizacionais), Processos (conjuntos estruturados de ações que geram produtos/serviços entregues aos beneficiários), Pessoas (quadros funcionais que atuam nos processos e suas competências).


A estratégia é a variável ordenadora. As estruturas, os processos, as pessoas devem ser “formatadas” para colocar em ação opções estratégicas específicas do governo municipal.


O modelo de organização da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, estabelecido na Lei Complementar nº 012/PMNM/2022, de 15 de março de 2022, agrupa e classifica as unidades administrativas internas da administração direta e indireta. Um fator importante que merece destaque é que esse grande projeto foi desenvolvido por uma equipe técnica própria da prefeitura com toda assistência pessoal do prefeito, o que ficou num custo zero, não podendo deixar de destacar essa economia, uma vez que geralmente as prefeituras contratam grandes assessoria e consultoria para fazê-lo num custo muito elevado.


Para isso, o Prefeito Marcélio Brasileiro teve todo apoio da Câmara de Vereadores com sua aprovação unânime.

Por fim, é importante destacar que a modelagem através de uma nova estrutura organizacional administrativa é um processo contínuo de formulação e implementação de novos arranjos organizacionais que produz a desestruturação das configurações vigentes (no todo ou em parte), substituindo-as por novos padrões de interação entre pessoas e elementos organizacionais, estando sujeita a experimentações e a redefinições ao longo do tempo, finalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação








                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!