"Causos e Crônicas do Berço do Madeira e da Pérola do Mamoré": JOGAR ÁGUAS PARA ALGUÉM LAVAR AS MÃOS É UM GESTO NOBRE

Simon Oliveira dos Santos
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0
Saimon Santos

Lembro-me com uma irresistível alegria e saudoso afago, as palavras adoçadas pelo tempero da experiência e da sabedoria, da mãe dos meus amigos goianos, numa tarde embaixo da sombra de uma mangueira, quando conversávamos amenidades, enquanto observávamos os saguis nos buritizeiros, do outro lado da represa coberta pelo lodo esverdeado, onde as jaçanãs passeavam em busca de alimento. 

Era um fim de tarde, dessas quentes e secas de agosto, mas embaixo da mangueira onde estávamos, reinava o refrigério da frondosa sombra e das palavras da mãe dos meus amigos. A família composta de sete pessoas deixou o cerrado goiano no início da década de 1980 e se estabeleceu nestes confins, na época ainda esverdeado pelas copas das imensas matas do Berço do Madeira.

Vieram num caminhão pau-de-arara, alimentados pelos mesmos sonhos, que embalaram tantos outros imigrantes que cortavam o Brasil alojados nas carrocerias destes caminhões empoeirados e sem conforto, duro e seco como a necessidade de partir, e a vontade de ficar. 

A mãe dos meus amigos, lembrava com doçura, da viagem e do pote de pequi em conserva que trazia no embornal. Ela falava com grandeza de coração e sem nostalgia descabida das inúmeras e adocicadas frutas do cerrado e do canto inconfundível da siriema no pé da serra, aboiando a lua para abraçar a noite que surgia lá de longe, muito longe, no estradão.

A mãe dos meus amigos recordava, também sem nostalgia, das primeiras impressões que a Amazônia lhe causou. A paisagem aparentemente amarelada   do cerrado, constratavam com o cordel esverdeado das altaneiras árvores das florestas do Berço do Madeira. Aqui não se ouvia o canto da siriema, mas os “três cocos”, repetitivos da saracura no brejo, avisando a noite que o dia já findava. 

A mãe dos meus amigos tem uma voz que acalenta, o timbre suave e sonoro, típico das estradas de Goiás, mesclado com as particularidades do timbre altissonante das florestas. Tem a fleuma dos beatos e olhar tristonho de quem deixou a terra natal há muito tempo. Inscrita em suas brilhantes retinas, a lapidar frase, cortante como a saudade, “migrar é um parto emocional”.

Pois bem, a mãe dos meus amigos, enternecida, disse que aprendera ainda na meninice com  seus pais, em um dia quente e seco de agosto, à sombra  de um pequizeiro, onde conversavam amenidades, ouvindo o canto da siriema, que o gesto humano mais nobre que existe  é jogar água para alguém lavar as mãos. Toda vez que fazemos esse gesto, renasce simbolicamente em nós a imagem de Jesus Cristo lavando humildemente os pés de seus discípulos. 

Autor: Simon O. dos Santos – Escritor.

EM BREVE INAUGURAÇÃO!

NOVA MAMORÉ




Atendemos no almoço e janta, de segunda-feira à sábado. 


Diariamente um cardápio diferente no almoço. 


Com entrega gratuita.


 Aqui, você encontra o melhor e mais saboroso Churrasco da região! Faça nos uma visita! Av.: Campos Sales, a 40m da Avenida 15 de Novembro 

Churrasco (alcatra com bacon) na janta.

Ligue ou mande zap: 984193203






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!