Artista de Rondônia faz exposição em Paris: 'foi um sonho'

Edina Costa, artista plástica de Nova Mamoré (RO) participou do “Salão Internacional de Arte Contemporânea” em Paris. Para ela, foi gratificante ver o
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Artista plástica Edina Costa de Rondônia expôs em Paris, França.

Uma artista plástica de Nova Mmaoré (RO) levou suas telas que retratam a cultura Amazônica para ser apreciada por pessoas do mundo inteiro no Museu do Louvre, em Paris. A exposição aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de outubro e para ela, foi a realização de um sonho.

"Costumo dizer que eu não vivo da arte, eu vivo para a arte. Eu me sinto muito feliz e realizada. A arte transformou a minha vida", contou." 


Início de tudo

A história de Edina Costa com a arte iniciou aos 26 anos. Por causa das dificuldades financeiras e por almejar “mudar de vida”, ela começou a fazer pequenos artesanatos para complementar a renda da família.

Foi quando surgiu a vontade de pintar. Como não tinha dinheiro para comprar os materiais de pintura, ganhou de presente quatro cores de tinta e uns pincéis. Sua primeira tela foi pintada em um “fundo de gaveta”.

Os pincéis não saíram mais das mãos de Edina e foram eles que a fizeram ser convidada para expor em Paris.


Em solo parisiense

A emoção começou ainda no avião por entender a dimensão do que estava vivendo. Edina foi sozinha para esta viagem desbravar a cidade que é considerada o berço da arte.

“Quando eu estava pousando em Paris eu chorei, mas de alegria, de realização… De onde eu comecei, da onde eu cheguei e o que eu quero alcançar ainda mais”, disse.

Edina diz que a experiência de chamar atenção dos franceses e de visitantes de outros países com a fauna, flora e cultura do estado foi maravilhosa. Para ela, além de apenas expor, foi importante passar a mensagem de que é um dever de todos cuidas da Amazônia.

"Eu tento passar a mensagem que é um dever de todos cuidar da Amazônia. Não é pintar por pintar. Eu gosto de passar essa mensagem e ver o olhar vibrante deles olhando para as minhas obras, elogiando e eu recebendo os elogios através da interprete... Eu fiquei super emocionada", contou.

Artista plástica Edina Costa em sua exposição em Paris, França. 


“Olhares da Amazônia”

As exposições da artista chamaram atenção dos franceses pelas cores fortes retratadas e Edina também se destacou por ser uma artista autodidata. Sobre o feedback dos críticos, a pintora diz que não esperava que seriam tão positivos.

Obra da artista Edina Costa de Rondônia. 

“Eu fiquei muito feliz com a recepção, com o olhar deles para as minhas obras. Eles que descreviam as minhas obras”, conta após dizer que foi gratificante ver esses olhares sobre a Amazônia.

Aos que sonham em traçar voos altos, mas ainda colocam como obstáculo morar em uma cidade pequena, Edina Costa tem uma dica.

“Muitas vezes as pessoas perguntam para mim: ‘você ainda mora em Nova Mamoré?’ Antes de ir para Paris eu respondia assim: ‘eu moro em Nova Mamoré e estou indo expor em Paris’. O local não importa. Se você tem coragem e disposição, você pode alcançar e ir onde você quiser. Assim como eu fui".

Fonte: G1






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!