Circuito Rondon de Cultura é confirmado pelo Governo de Rondônia e já movimenta grupos folclóricos

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


A realização do Circuito Rondon de Cultura envolvendo agremiações folclóricas de Porto Velho ganhou forças após uma reunião para debater o tema, ocorrida na tarde desta quinta-feira, 13, no Palácio Rio Madeira. A proposta foi amplamente pontuada entre o Governo do Estado, por meio da Casa Civil; Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer; representantes das associações culturais, quadrilhas juninas e bois bumbás.


Presentes à reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; e a superintendente da Sejucel,  Camila Lima Ribeiro, esclareceram sobre o assunto, apresentando alternativa para a programação cultural deste ano, após o adiamento do Arraial Flor do Maracujá. Em comum acordo com os representantes dos grupos, ficou acertado que a realização do Flor do Maracujá será em junho de 2023 e que o evento passa a integrar o calendário cultural do Estado, formalizado por meio de decreto.


O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, destacou que a valorização da cultura e e medidas para que os grupos folclóricos possam fazer as apresentações foram determinadas pelo governador do Estado, Marcos Rocha, comprovando o reconhecimento do Estado que valoriza a cultura e suas raízes, e reconhece o valor da diversidade cultural na formação histórica.


Dessa forma, o secretário-chefe da Casa Civil levou as informações, orientando os representantes dos grupos folclóricos sobre a medida adotada. "Nosso objetivo nessa reunião foi apresentar uma solução imediata para que possamos desenvolver um evento cultural que atenda os mais variados tipos de manifestações artísticas e culturais e nós conseguimos, graças ao trabalho em conjunto entre Casa Civil, Sejucel e as Associações afins", finalizou Júnior Gonçalves.


O edital de credenciamento para o Circuito Rondon de Cultura com todos os requisitos para participação será publicado pela Sejucel nos próximos dias. Cada etapa do processo para a participação foi detalhada pela superintendente da Sejucel, Camila Lima Ribeiro.


A presidente da União Junina Portovelhense e do Grupo Rosas Divinas, Irenéia Leal acredita que a reunião apresentou um resultado positivo para as associações. "Esse Circuito foi uma ótima alternativa que nos foi apresentada, para conseguirmos realizar um evento cultural de qualidade, ainda este ano, e poder mostrar aos nossos brincantes e a toda população que a nossa cultura está viva e que sempre iremos lutar por ela", ressaltou.


Já o presidente da Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá Estrela de Fogo, Alex Moisés vê no Circuito Cultural, uma oportunidade de apresentar o resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos. "Vamos fechar o ano de 2022 com essa oportunidade de mostrar o que preparamos durante todo este ano, para a população do nosso Estado", afirmou.


PROGRAMAÇÃO


O Circuito Rondon de Cultura acontece em novembro, alusivo ao Dia Nacional da Cultura - 5 de novembro. O lançamento oficial será no dia 21 de novembro, ocasião em que ocorrerá a  Premiação Tributo à Tereza de Benguela - homenagem a mulheres e homens negros em destaque na cultura rondoniense. 


Apresentações de diversos segmentos artísticos ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro; 2 e 3 de dezembro no Ginásio Cláudio Coutinho, apresentações de diversos segmentos artísticos. 


No dia 13 de dezembro, no Teatro Palácio das Artes será realizada a cerimônia de premiação "Troféu Jacamim da Costa Verde", premiação especial de destaques da cultura no ano 2022, assim como, entrega de títulos de Reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural aos detentores de manifestações culturais rondonienses, como: Arraial Flor do Maracujá; Banda do Vai quem Quer; Banda Furiosa da Polícia Militar; Roda de Capoeira Rondoniense; Espetáculo, O Homem de Nazaré; Festa do Divino Espírito Santo do Guaporé e a Marcha para Jesus.


A programação termina na data de 14 de dezembro, no Teatro Guaporé, com a exibição do filme "O Gigante" que retrata a história e trajetória de Marechal Rondon.

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!