Feira de Ciências do IFRO, Campus Guajará-Mirim, é promovida pela Licenciatura em Ciências Biológicas

Feira de Ciências foi realizada no IFRO, Campus Guajará-Mirim, promovida pelos disce
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


Uma Feira de Ciências foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, promovida pelos discentes e docentes da Licenciatura em Ciências Biológicas. Participaram a comunidade escolar do próprio campus e a comunidade externa, com estudantes das escolas estaduais e municipais convidadas, UNIR (Universidade Federal de Rondônia), comunidade indígena Oro Nao e Incos-Bolívia.  O evento foi durante o V EICIT (Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica), no dia 13 de outubro de 2022.


O projeto da Feira de Ciências foi desenvolvido para cumprimento da curricularização da extensão, a qual é um componente obrigatório necessário para integralização do curso. Segundo a Acadêmica do 2º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, Jordane Nobre dos Santos, com a realização da Feira de Ciências das Licenciaturas, eles puderam colocar “em prática a nossa pesquisa sobre a comunidade Indígena Capoeirinha (Oro Nao). Essa atividade começou em sala de aula com um trabalho orientado pela Professora Maria da Graça, em que visava observar as dificuldades que os profissionais da Educação enfrentam”.


“Nós escolhemos uma comunidade indígena, até para mostrar a realidade desse povo que muitas das vezes é esquecido. Na comunidade Capoeirinha, observamos que os alunos andam a pé durante uma hora até chegar na escola, e chegando eles não têm água e nem merenda, sem contar a estrutura de uma das escolas é bem precária. Foi aí que surgiu a ideia de mostrarmos a aldeia Capoeirinha no formato de uma maquete. Fizemos a maquete com as árvores, casas, tapiris, postes com luzes, campo de futebol, escola, entre outros. Não podíamos deixar de mostrar o Rio Pacaás Novos, pois é por ele chegamos até a comunidade. Com a realização da Feira no V EICIT foi possível trazer a representação da comunidade através da maquete e também os alunos da comunidade para o evento, e foi um jeito de tentar incluir um pouco esse povo na nossa sociedade. O evento foi um sucesso, assim como a nossa maquete”, completa Jordane.

 Lucidariane Dias Parriao, acadêmica do 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, afirma que “a realização da Feira de ciências e a participação no evento no V EICIT e SIMPOS foi uma oportunidade extraordinário de vivenciar o meio acadêmico e científico, o que proporcionou experiências únicas e maravilhosas, tanto para comunidade interna quanto para comunidade externa que esteve no IFRO Campus Guajará-Mirim”.


Para a acadêmica do 8º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, Luana Karolyne Sobralino Lemos, “o desenvolvimento da Feira de Ciências conseguiu trazer diversas propostas, como um amplo conhecimento construtivo e interativo para profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral. Esse tipo de evento é bom não somente para concluir minha formação acadêmica, mas também pode proporcionar futuras oportunidades”.

No segundo semestre 2022, os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas realizaram uma Feira de Ciências como parte da curricularização da extensão, dentro da programação do V Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (EICIT) e I Simpósio de Pós-Graduação do IFRO Campus Guajará-Mirim. O desenvolvimento desta atividade visa resgatar, organizar e viabilizar a execução de atividades de extensão no formato de feira de ciências, e desse modo realizar a divulgação e popularização da científica.


As Feiras de Ciências são utilizadas como espaço de formação, extensão e pesquisa, na qual todas as áreas do conhecimento podem ser integradas. Essas atividades são capazes de envolver o discente em um conjunto de experiências interdisciplinares. As feiras atuam como um espaço não formal de ensino, capazes de promover um momento de socialização (comunidade escolar e público externo) e divulgação científica, aliadas a um processo de aprendizagem para aqueles que participam da mesma. A Feira ocorreu no dia 13 de outubro, como parte da programação do V EICIT, no período vespertino, e teve a participação de quatro turmas da licenciatura em Ciências Biológicas. Na oportunidade, contamos com a participação e socialização da ciência envolvendo diversas instituições de ensino Nacionais e Internacionais (IFRO, UNIR, IFAC, UFAC, IFMT, UAB, Incos-Bolívia).

Fonte: Assessoria






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!