Casas ficam quase cobertas pela água de rio e indígenas precisam se abrigar em barcos na TI Uru-Eu-Wau-Wau

Indígenas estão sem água potável, alimentação e abrigo. Defesa Civil informou que vai atender a comunidade na segunda-feira (27).
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Casas ficam quase submersas por água do rio Pacaás Novos em RO

Indígenas tiveram que se acomodar em barcos ou improvisar abrigos depois que o rio Pacaás Novos subiu e alagou pelo menos quatro aldeias da Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau, na região de Guajará-Mirim (RO), a mais de 300 km de Porto Velho.As aldeias Laranjal, São Luís, Cristo Reis e Pedreira foram as mais afetadas. Imagens registradas pelos moradores mostram algumas casas praticamente cobertas pela. Plantações também foram afetadas.

De acordo com Geremias Oro Win, morador da aldeia Cristo Rei, o rio começou a subir na quinta-feira (23) e no dia seguinte, já tinha atingido as casas.

“Muitas famílias tiveram que mudar de lugar e outras se arrumaram dentro dos barcos e estão aqui passando os dias. O tempo está se formando outra vez, provavelmente vai vir mais chuva”, relata.

“A água chegou mesmo e ainda vai subir mais porque está subindo bastante a água. Aqui está dando no meio da canela. Esse é um dos roçados que já está indo pro fundo [da água]. Nós temos uma outra roça também de banana que já foi pro fundo. E elas não são próximas da beira do rio não, é bem longe”, narra.

Além dos prejuízos materiais, os indígenas que vivem nas comunidades afetadas sofrem com falta de água potável, já que a água do rio danificou o poço artesiano que eles utilizam. Alimentação e higiene também são necessidades críticas.

“A situação tá precária. A gente não tem onde pegar água, estamos pegando água do rio”, conta Geremias.

Espera por ajuda

A Defesa Civil Municipal informou que foi acionada e deve se deslocar até as comunidades na segunda-feira (27). O trajeto da zona urbana de Guajará-Mirim até as comunidades dura, em média, 15 horas e só é possível por via fluvial.

“Estamos nos deslocando na segunda-feira para a região para tomar as medidas possíveis. A Defesa Civil Estadual vai encaminhar pra gente cesta básica, kit de higiene, kit de limpeza, água mineral e nós vamos”, comunicou o coordenador da Defesa Civil Municipal de Guajará-Mirim, Jovito Candury.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o rio Pacaás Novos subiu cerca de três metros e ultrapassou 10 metros de nível, sendo que o seu ní>vel “normal” é próximo aos 9 metros.

g1 também entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) questionando quais medidas foram ou serão adotadas para auxiliar os indígenas afetados, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

TI Uru-Eu-Wau-Wau

A Terra Indígena Uru-eu-wau-wau possui mais de 1,8 mil hectares e se espalha por 12 municípios rondonienses. A maior parte do território fica em Guajará-Mirim (RO) e São Miguel do Guaporé (RO).

Povos de nove etnias vivem na TI, entre eles, diversos indígenas isolados. São eles:

  • Amondawa
  • Isolados Bananeira
  • Isolados do Cautário
  • Isolados no Igarapé Oriente
  • Isolados no Igarapé Tiradentes
  • Juma
  • Kawahiva Isolado do Rio Muqui
  • Oro Win
  • Uru-Eu-Wau-Wau
  • Indígenas ficam desabrigados após rio subir em RO — Foto: Reprodução


Indígenas ficam desabrigados após rio subir em RO — Foto: Reprodução


Fonte: G1



UNOPAR OFERECE:



Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.

Curso de Enfermagem está de R$ 419,00 por R$ 349,00
Promoção válida até o dia 31 de março de 2023

Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.



AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção. Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais. Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho. 📲Whatsapp: (69)98111-7049 📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!