Extrativistas do Rio Pacaás Novos debatem alternativas de sobrevivência em Assembleia
Comunidades como Santa Margarida, Encrenca, Boa Vista, Santa Isabel, Nova Brasília e Comunidade 90 estiveram presentes na reunião. O encontro também contou com a participação de membros da direção da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR) e da entidade Kanindé, conhecida pela defesa de comunidades originárias por mais de 30 anos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um dos temas mais destacados foi o projeto RDD+, que aborda a venda de carbono. A implementação deste projeto pode representar uma melhoria significativa para a vida dos extrativistas, mas enfrenta obstáculos por parte do governo do estado, que tem sido acusado de não apoiar os ribeirinhos e de impor barreiras à implementação da ideia.
Segundo o presidente da Associação Primavera, seu povo tem enfrentado desafios significativos devido à falta de apoio, principalmente por parte da Sedam, órgão responsável pelas reservas extrativistas. Com estas reuniões, os extrativistas esperam conseguir construir uma estratégia sólida para garantir sua sobrevivência e sustentabilidade.
Fonte: Guajará Notícias
UNOPAR OFERECE: