Representantes do Corpo de Bombeiros de Rondônia estiveram na manhã desta terça-feira, 19, em reunião com o prefeito do município de Nova Mamoré. O assunto tema abordado foi a implantação de uma base descentralizada do Corpo de Bombeiros Militar durante a Operação Verde Rondônia – 2024, que tem a previsão de iniciar em abril e término no mês de novembro do corrente ano.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
PARCERIA
Os Bombeiros solicitaram o apoio e parceria do Poder Executivo na instalação da Base, no distrito de Nova Dimensão, zona rural que deverá se instalar ainda em meados do mês de abril e fixará até meados d de novembro.
A Base do Corpo de Bombeiros visa trabalhar as práticas de prevenção, mitigação e preparação nos demais meses do ciclo anual, para que conduza a bons resultados no período crítico, tanto na mobilização de pessoal qualificado para a resposta aos incêndios quanto na integração com a comunidade.
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro esteve reunidos com os representantes da instituição militar: Subcomandante-Geral, Coronel BM Ribeiro; Coronel BM Carvalho, Adjunto do Comando Operacional de Bombeiros; Tenente BM R. Santos, Comandante do Subgrupamento de Bombeiros Militar, em Guajará-Mirim; Sargento BM Meireles e Sargento BM Alessandro.
A Operação contará com o deslocamento de militares, viaturas, aeronaves e equipamentos, que estão em fase de implementação nas Brigadas de Proteção contra Incêndio Florestal (BPCIF). As equipes estarão concentradas nas localidades que, juntas, detém o maior número de focos de calor em Rondônia, sendo elas: Linha 28 (Nova Mamoré), Distrito de União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã (Porto Velho), Vila de Samuel (Candeias do Jamari), Cujubim e município de Costa Marques.
Cada uma das sete bases avançadas será composta por 06 bombeiros militares e 04 policiais militares. Serão utilizadas 28 viaturas operacionais do corpo de bombeiros, dentre caminhonetes, caminhões de combate a incêndio florestal e aeronaves. Cada base também contará com 01 viatura da polícia militar e serão empregadas 07 caminhonetes desta co-irmã. Quanto aos equipamentos, serão utilizados abafadores, bombas costais, sopradores, atomizadores, moto bombas com esguichos, GPS, kits APH básico, além de equipamentos de proteção individual.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Nova Mamoré