A assessoria do Governador Marcos Rocha confirmou no final da manhã desta terça-feira, 3, que o chefe do poder executivo do Estado de Rondônia entrou em contato com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, também com o Ministro Antônio Carlos Waldez Góes da Silva, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, como também o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Rocha enviou ofícios aos ministros solicitando apoio da força aérea brasileira para atuação no combate aos incêndios ambientais registrados em Rondônia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Este é mais um desdobramento do plano de ação do Governador, que já conta com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Federal (PF) na operação Temporão, cujo foco de atuação está concentrado no Parque Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde estão concentrados os maiores focos de incêndio do Estado.
O apoio da Força Aérea, neste caso, seria para ajudar no combate às chamas em regiões distantes, onde os agentes do Estado e dos órgãos parceiros têm dificuldade pra chegar pelas vias terrestres. “Em que pese o fato de estarmos com a situação controlada no parque Guajará-Mirim, ainda temos outros focos de queimadas, em regiões de difícil acesso. As aeronaves chegam com mais facilidade e o raio de atuação é bem maior, agilizando o processo de controle das chamas”, comentou o Governador através de sua assessoria.
O trabalho de controle e identificação dos autores desses incêndios está sendo desenvolvido através da operação Temporã, que já conta com agentes da Sedam, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Politec, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Os órgãos parceiros do Governo nessa operação são o Ministério Público de Rondônia, PF, Ibama e o Exército Brasileiro
Fonte: O MAMORÉ