Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Policiais civis apresentam propostas de Segurança Pública para Hildon Chaves

De acordo com o SINPOL-RO, defasagem de trinta anos na legislação da PC precisa ser corrigida com urgência


O ex-prefeito de Porto Velho e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), recebeu uma extensa pauta com propostas para a Segurança Pública, das mãos do Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia (SINPOL-RO), Odair Ozame. O documento, denominado "Proposta de Governo 2026-2030, Visão para a Modernização da Polícia Civil do Estado de Rondônia", foi apresentado na semana passada, em Porto Velho, ao pré-candidato e ao vice Cirone Deiró.



"As pautas aqui apresentadas não são apenas reivindicações sindicais, são instrumentos prontos de políticas públicas", explicou Ozame. Segundo o dirigente, existe uma defasagem de mais de três décadas que precisa ser corrigida na estrutura da Polícia Civil de Rondônia. Odair Ozame se refere à lei complementar 76/1993, que continua sendo a referência da corporação, em detrimento da lei federal 14.735/2023, que passou a vigorar há três anos em todo o país e estabelece pontos específicos para a modernização da instituição.



De acordo com o documento do SINPOL-RO, Rondônia ocupa o 1º lugar no ranking nacional de feminicídios (43,8% dos homicídios femininos). O Estado também é o segundo no país em violência doméstica, com 520 casos registrados a cada 100 mil mulheres; o segundo em medidas protetivas de urgência, com 973 casos por 100 mil habitantes; e o segundo lugar nacional em estupro e em estupro de vulneráveis, com 107 casos por 100 mil mulheres.



REFORÇO NO EFETIVO

"Os números da violência contra a mulher em Rondônia são alarmantes", diz o dirigente sindical, que defende a implantação imediata de nove delegacias especializadas de atendimento à mulher, com atendimento 24 horas, em todo o Estado. "O trabalho de implantação pode ser feito via financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), por meio da lei 14.541/23", explica. "Não podemos cobrir um santo descobrindo outro. É impossível retirar policiais da atual estrutura. A solução exige sangue novo", alerta.






-----------------------------------------------------------------------------------------------

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

🔬 GRANDE CAMPANHA DE CIRURGIA OFTALMOLÓGICA, CATARATA E PTERÍGIO (CRESCIMENTOS CARNOSOS NÃO VISÍVEIS) 

 Você apresenta algum destes sintomas? 
 ✔ Visão escura;
 ✔ Dificuldade em enxergar as pessoas; 
✔ Crescimento avançado de pterígio que obstrui a visão; 
✔ Perda total da visão. 

 📅 Datas: Segunda feira, 4 de maio e terça-feira, 5 de maio de 2026


 📍 Local: Clínica JESUS ​​NAZARENO, em GUAJARAMERIN - Beni/Bolívia
Avenida Oscar Unzaga de la Vega, ao lado da Associação de Ganadero.
    Contatos: Celular 
591 69374247
591 73949696
55 11 975195051

Não perca esta grande oportunidade! Se você conhece algum vizinho ou amigo cego, convidamos todos para um exame oftalmológico completo e gratuito.
-----------------------------------------------------------------------------------------------


A proposta do sindicato é que esses recursos, em vez de serem devolvidos ao fundo geral do Estado, sejam revertidos integralmente em valorização salarial para a categoria ativa. "Esse dinheiro já existe dentro da própria Polícia Civil. O que precisamos é de um governo que tenha a inteligência de reconhecer isso e a vontade política de devolvê-lo para quem está na ponta servindo à população", afirma Ozame.



AUTONOMIA

Os policiais civis defendem ainda a contratação de terceirizados para funções de atendimento, limpeza e conservação, liberando policiais altamente qualificados para as atividades-fim de investigação e combate ao crime. A proposta prevê também a autonomia orçamentária e financeira da Polícia Civil, desatrelando seu orçamento da SESDEC e da Polícia Militar, e garantindo que os recursos gerados pelas aposentadorias dos próximos anos permaneçam dentro da própria instituição.



O documento apresentado pelo SINPOL-RO traz oito pautas estruturadas em etapas exequíveis, com prazos definidos e compatíveis com a realidade orçamentária do Estado, abrangendo desde o primeiro ano de mandato até o horizonte de quatro anos. A proposta está lastreada na legislação federal vigente, em dados oficiais do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e em modelos testados nos estados mais avançados do país.



"Entregamos ao candidato o desenho exato de uma Polícia Civil modernizada, autônoma e focada no cidadão. Todas as bases legais, os dados e as soluções já estão prontos. Falta apenas a vontade política de executar", conclui Ozame.

Fonte: Assessoria 


PUBLICIDADE











Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714