De acordo com o comandante da PM, Coronel Mauro Ronaldo, a tecnologia implantada nos últimos meses na Segurança Pública já começa a apresentar reflexo positivo, com a otimização do tempo de atendimento das ocorrências, permitindo, desta forma, com que o policial possa acessar informações em tempo real sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto ou registro de furto de carros no exato momento da ocorrência.
Para se ter uma ideia do resultado prático do aplicativo, que também atenderá a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica-Científica, o tempo resposta de atendimento passará de mais de 10 horas para poucos minutos, conforme salientado pelo comandante da Polícia Militar, enfatizando que com a chegada da nova tecnologia a capacidade de resposta tornou-se rápida e com efeito satisfatório.
“Com a aquisição da tecnologia, os policiais deixam de usar o papel e de fazerem os registros com caneta na mão e tudo passa a ser digital. Essa ferramenta possibilita com que tudo que o policial registrar seja enviado automaticamente ao banco de dados da Polícia Civil, Banco Nacional de Mandado de Prisão, uma consulta ao Infoseg, e ainda garante a agilidade ao policial”, enfatiza o comandante Mauro Ronaldo Flôres.
Segundo o comandante, a Polícia Militar de Rondônia está entre as melhores do país, reflexo do empenho e a dedicação do governador Daniel Pereira que possibilitou uma série de modificações na Segurança Pública do Estado de Rondônia. “Temos uma polícia melhor preparada e estaremos em breve com 100% das nossas viaturas utilizando essa tecnologia possibilitando aos nossos policiais um atendimento rápido com presteza no preenchimento da ocorrência. Enfim, é algo que traz grande benefício para Polícia Militar do Estado”, concluiu o comandante.
Comandante do 6º BPM entregando aos policiais os kits
A comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente PM Haldeniza Barbosa Costa, destou os avanços das ações
desencadeadas, afirmando que, se antes os formulários
consumiam tempo na rotina policial, a tecnologia surgiu para
simplificar, dando maior praticidade no tempo de resposta da polícia.Saem os famosos bloquinhos à mão e entram em plena atividade a nova tecnologia. Segundo define o governador Daniel Pereira, a tecnologia passa a ser aliada e garante à rotina policial mais modernidade e rapidez, com o acumulado de várias informações a um toque.
“Até o final do mandato 100% da nossa polícia estará equipada com a tecnologia embarcada. A Polícia Militar de Rondônia está entre as melhores do país e isso é motivo de orgulho para toda a corporação. Aliado ao kit tecnologia embarcada, o policial terá uma câmera que grava em alta resolução com capacidade de gravar todas as informações das ocorrências que ficarão registradas no banco de dados. Estamos investindo em tecnologia para que nossas polícias tenham maior rapidez no desempenho do trabalho”, disse, destacando que o sistema mobile representa um avanço na Segurança Pública, dinamizando e melhorando o atendimento ao cidadão.
A solenidade também contou com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente BM Josimar Ribeiro Bragado; prefeito Cícero Alves Noronha Filho, do vice prefeito Davino Serrath, vereador Sérgio Bouez, tropa do 6º BPM e imprensa.
Fonte: O MAMORÉ