A cidade foi emancipada no dia 10 de abril de 1929, e surgiu devido a posição estratégica na escoação da borracha. A região onde o município está localizado pertencia ao estado do Mato Grosso e faz fronteira com a Bolívia.
A proximidade entres os países favoreceu a importação da borracha. As primeiras pessoas a viverem no município eram imigrantes que vinham trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
Solenidade inicia comemoração de 90 anos de emancipação de Guajará-Mirim,
A programação comemorativa iniciou na manhã desta quarta-feira, com a presença da Banda Militar do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), e em seguida teve início a solenidade em comemoração as nove décadas do município.Gestores públicos discursaram e falaram sobre os primeiros moradores da região que foram imigrantes oriundos de várias partes do mundo, como cubanos, gregos, barbadianos, indianos, espanhóis, libaneses, chineses, norte-americanos, portugueses e alemães que vieram para a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré.
Durante as comemorações, um passeio ciclístico reuniu dezenas de moradores e alunos de escolas estaduais. O percurso teve início no Parque Circuito e durante o trajeto os participantes puderam prestigiar alguns dos principais pontos turísticos de Guajará-Mirim, como o Museu Municipal e as locomotivas da EFMM.
Moradores que foram prestigiar o evento também passaram pelas tendas de vacinação contra a Influenza, que foram montadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a solenidade comemorativa, o hino de Guajará-Mirim foi tocado pela Banda Militar do 6º BIS e interpretada em libras por alunos da Oficina de Libras. Segundo a organização, essa é a primeira vez que o hino municipal e apresentado em libras nos eventos da prefeitura municipal.
A programação comemorativa iniciou na manhã desta quarta-feira (10), em Guajará-Mirim
Na parte da tarde, a programação comemorativa foi retomada em frente ao Museu Municipal com feiras de artesanato de artistas da cidade e comidas regionais. A banda "Lira de Oura", fecha a noite com apresentação de músicas clássicas e grandes sucessos mundiais.As comemorações seguem até o próximo domingo (14), e ao longo da programação, diversas ações sociais como atendimentos médicos, exames, atendimento odontológico, cortes de cabelos e até emissões de documentos entre outras, serão oferecidas ao público em geral.
As comemorações encerram no domingo com a Corrida Rústica realizada pelo 6º BIS, que deve iniciar às 7h30min na praça do Museu Municipal.
Fonte: G1