As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios. E foi para orientar os microempreendedores individuais (MEI) que o Sebrae Rondônia ofereceu em Guajará-Mirim a oficina “Redes sociais para pequenos negócios”, durante a semana do MEI.
MEIs participaram de uma oficina para utilizarem melhor as redes sociais e aumentar as vendas |
Na oportunidade os participantes aprenderam a fazer o planejamento adequado para entrar ou até mesmo reforçar a presença digital da empresa. O consultor de marketing digital do Sebrae, Elton Parente, afirmou que o foco na oficina foi Instagram e Facebook. “Nós utilizamos as redes sociais pelo menos nove horas por dia e o microempreendedor individual pode aproveitar essa ferramenta para vender mais. Ele pode melhorar as postagens, fazer anúncio e realmente atingir o público-alvo por meio das redes sociais.”, ressalta Parente.
No treinamento foram apresentadas as estratégias corretas para empresário que tem um pequeno negócio ter um melhor relacionamento com o cliente e consequentemente aumentar as vendas. “Eles precisam definir quem é o cliente ideal, porque nas redes sociais a comunicação é de um para um. Conversar diretamente com o cliente nas redes sociais, dar conteúdo para ele, traz mais retorno para o negócio.”, explica.
As redes sociais têm sido a forma mais barata de começar a divulgação de produtos para os donos de pequenos negócios. “Cada vez mais as tecnologias avançam e as ferramentas de mídias sociais também. O nosso cliente pode estar nessa rede social. Desse modo, a oficina veio exatamente para isso, para mostrar as ferramentas para os donos de pequenos negócios se relacionarem melhor com os clientes.”, lembrou a analista do Sebrae em Guajará-Mirim, Adriana Duarte.
Para a analista, o objetivo de oferecer este tipo de qualificação está sendo alcançado. “O retorno dessas oficinas são tão positivos que a gente cada vez está aumentando mais o número oficinas e palestras para os MEIs aqui em Guajará-Mirim. Não é só ter CNPJ, existem os problemas de gestão, então, o empreendedor precisa sempre estar em busca de conhecimento para melhorar a gestão.”, comenta a analista.
Joana Dalila tem um salão especializado em tranças e vende também peças íntimas e moda fitness, a empresária conta que agora vai se dedicar mais às redes sociais do pequeno empreendimento. “O meu salão fica num bairro bem distante e as redes sociais funcionam muito bem, eu tenho clientes de Nova Mamoré, da Bolívia e também dos distritos. A oficina abriu a minha mente para melhorar as minhas postagens e atingir o público que eu quero e, claro, lucrar mais.”, esclarece a microempreendedora.
Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Fonte: Assessoria