Deputado Federal Coronel Chrisostomo: “Não se deixem enganar! ANEEL anuncia redução no valor da conta de luz, porém Energisa assume que a tarifa vai subir!”

Deputado deixou bem clara sua desaprovação à revisão tarifária proposta pela Energisa Rondônia
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0
Após estar presente na 46ª Reunião Ordinária desta terça feira (10) na ANEEL, o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), retornou imediatamente à Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, para deixar bem clara sua desaprovação à revisão tarifária proposta pela Energisa Rondônia (confira o vídeo na íntegra). 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que “a conta de luz dos consumidores residenciais de energia elétrica de Rondônia vai cair 0,78% a partir da próxima sexta-feira (13/12)”; porém, na realidade, a nota foi uma maneira de encobrir o aumento médio de 0,11% nas tarifas da Energisa Rondônia.
A verdade foi revelada logo depois pelo parlamentar, que demonstrou sua indignação e afirmou que “Apesar dos consumidores residenciais receberem uma ridícula redução na fatura de 0,78%; o valor continua altíssimo para uma região que tem capacidade de geração de energia suficiente para abastecer todo estado”.

A tarifa por MW/hora para as residências no Estado cairá dos atuais R$ 581,37 para R$ 576,82, o que parece uma piada de mau gosto. Enquanto isso a Energisa recolheu de ICMS, só em 2019, 279,2 milhões de reais, tornando Rondônia o 16º estado que mais arrecada o imposto. 

Agora, o que NÃO FOI DITO, é que houve um AUMENTO de 0,24% para todas as empresas conectadas à baixa tensão, ou seja, o prejuízo recairá sobre nossos MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS”, ressaltou Coronel Chrisostomo.

Segundo a Aneel, os índices irão variar de acordo com o tipo de consumidor. Para quem recebe energia em alta tensão, como as grandes indústrias, por exemplo, haverá uma redução de 0,27%.

Porém, para quem recebe energia em baixa tensão haverá um aumento de 0,24%, o que inclui a maioria dos empresários, comerciantes e pequenos agricultores da região. E não houve explicação que justificasse o aumento. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar a partir desta sexta-feira, 13.
“É um aumento vergonhoso, para um estado que é um dos maiores produtores de energia elétrica do Brasil”, frisou o deputado. Na próxima semana, completa um ano que a distribuidora já havia aumentado em 25% as tarifas.

O parlamentar afirma que, como novo integrante da Frente Parlamentar Mista em defesa da Micro e Pequena Empresa de Rondônia, irá assegurar o crescimento deste setor tão importante na economia deste país, e fará de tudo para resolver de uma vez por todas estes aumentos abusivos de energia em Rondônia.
Fonte: Assessoria
Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!