IFRO em Guajará-Mirim realiza Ciclo de Formação Docente para Educação de Jovens e Adultos

São realizados via Google Meet, podendo participar todos os servidores da Rede envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos ou que tenham interesse
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, está oferecendo Ciclos de Formação Docente para Educação de Jovens e Adultos do Ensino Profissional e Tecnológico (EJA/EPT), em parceria com o IFG (Instituto Federal de Goiás) e com professores de outras regiões do Brasil. Voltado para docentes e a comunidade em geral, a formação é realizada pela Coordenação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (CCTI/EJA), juntamente com o Departamento de Apoio ao Ensino e a Direção de Ensino, do IFRO Campus Guajará.

A Coordenadora do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – EJA, Marilei Rodrigues, explica que os eventos são realizados via Google Meet, podendo participar todos os servidores da Rede envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos ou que tenham interesse sobre o assunto. Segundo a docente, o evento objetiva instigar docentes e outros sujeitos envolvidos com a educação a pensarem no público da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Profissional e Tecnológico (EJA/EPT) e a dialogarem sobre esse público, suas especificidades e seus direitos de receberem uma educação gratuita e de qualidade.


Agenda

Os Ciclos tiveram início em fevereiro de 2022 e se estenderão por todo o primeiro semestre de 2022. A próxima atividade será no dia 7/4/2022, com o tema “Estratégias Didáticas e Pedagógicas para a EJA/EPT”, com a participação da Professora Dra. Jane Paiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pelo link de acesso: https://meet.google.com/goe-vnrw-spj?hs=224.

Em maio, ocorre o 4º Ciclo, que debaterá o tema “Como buscar a Permanência e o Êxito dos estudantes da EJA/EPT?”. O encontro ocorrerá no dia 5/5/2022, pelo link https://meet.google.com/syj-biio-ksm?hs=224, com os seguintes debatedores: Professor Dr. Gerson Tavares do Carmo (IFF); Professora Dra. Ivanir Ribeiro (IFSC); e Professora Meimilany Gelsleicher (IFSC).

O 5º Ciclo acontecerá no dia 2/6/2022, com a Mesa Redonda “Práticas Exitosas na EJA/EP”, com a participação de egressos de várias regiões, pelo link https://meet.google.com/euj-xivr-vuf?hs=224.

Dos eventos já realizados estão “Os Sujeitos da EJA/EPT”, com a palestra da Professora Dra. Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro (IFG), no 1º Ciclo, realizado no dia 7 de fevereiro. E “A Organização do Trabalho Pedagógico e a Formação Docente na EJA/EPT”, com a Professora Dra. Abdizia Barros (UFAL), pelo 2º Ciclo, em 3/3/2022.

obre a formação em EJA, o docente de Empreendedorismo do Campus Guajará-Mirim, Everton Luiz Candido Luiz, levanta o seguinte questionamento: “a constituição garante o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Agora eu pergunto: A constituição não é a carta que todos assinamos? A Educação de Jovens e Adultos é um direito constitucional. No curso aprendemos que os fracassos da EJA são devido a escola que não compreende esse público.  Não, não é verdade que o aluno da EJA, não quer aprender. A capacitação tem demonstrado esse fato, e tem trazido exemplos sobre o que pode ser feito para que o ensino e aprendizagem estejam devidamente harmonizados. Por isso eu entendo que a capacitação para atender a EJA é muito importante”.

Para a Pedagoga do IFRO Guajará, Luciana Tiburtino, “este ciclo de conhecimento está sendo muito relevante, tanto aos professores que estão diretamente com esses alunos, como a nós que ficamos na gestão mais administrativa do campus. Saber, conhecer, compreender esses alunos é se colocar no lugar deles como sujeito em processo de aprendizagem é abrir o olhar para novas formas de ensinar e ofertar o ensino”.

Professora de Matemática e a Coordenadora do Curso, Marilei Rodrigues diz ser “necessário que nós docentes busquemos aprender e reaprender sempre. Na caminhada da docência nos deparamos com tantas pessoas, com as quais aprendemos, ensinamos e trocamos saberes. Estas palestras, que na verdade se tornam mais um diálogo, tem nos levado a refletir e termos mais empatia com os nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos. São pessoas que não possuem títulos e diplomas, mas que trazem consigo ensinamentos que vão muito além dos bancos da escola. Os palestrantes convidados estão sendo maravilhosos, pois retratam as realidades das outras regiões do nosso país que ao mesmo tempo é tão diferente e no final se iguala em muitos aspectos”.

Finalizando, a professora convida a todos para participar nos próximos ciclos. Os participantes receberão certificado. Marilei ainda mostra que divulgar no meio acadêmico o evento que o Campus Guajará-Mirim está desenvolvendo, para que as pessoas possam participar e discutir juntos sobre a temática da EJA/EPT, abre possibilidades de pensar juntos mecanismos e ofertas de cursos voltados para os sujeitos que necessitam de ensino em EJA não só de Guajará-Mirim, como de todo o estado de Rondônia.

Fonte: Assessoria








                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!