Coluna Almanaque: A QUEM INTERESSAR POSSA

Por Fábio Marques
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


Por Fábio Marques

Nas relações interpessoais é impossível não existir atritos entre as opiniões afluentes. No campo da política, do futebol ou da situação geral, cada um opina conforme seu critério sociocultural. Mas se tratando de conversa de boteco, a discussão sobre assuntos diversos não deveria em hipótese alguma funcionar como válvula de escape para recalques ocultos ou despeitas incontidas.
Em meus mais que exatos quarenta anos vividos no âmbito da boemia e após algumas amizades desfeitas a goladas, aprendi que as discussões de boteco não devem se constituir numa batalha em que um tem que destruir o outro. Nestas discussões quem tem que se atritar são as ideias e não as pessoas. Outra coisa: nestes debates é essencial respeitar os princípios gerais de liberdade: o direito de dizer, o direito de pensar.
Tem gente que não respeita nem as ideias nem as opiniões e muito menos o direito de personalidade das outras pessoas. Se não tivermos paciência e tolerância para com os defeitos e equívocos das opiniões contrárias de nossos colegas, não podemos exigir para nós respeito e tolerância para com a nossa maneira de enxergar as coisas. E mais: linguagem agressiva é atestado de falta de elegância.
Ocorre que às vezes as pessoas interpretam nossas opiniões conforme suas ignorâncias, abrindo assim espaços para o acirro de ânimos. Nestas horas quase sempre a emoção sobressai-se sobre a razão e acaba turvando a lógica racional. Tanto nos botecos como na vida cotidiana, é preciso estar aberto para ganhar posições, conquistar corações, construir pontes e consensos. Tá dado o recado.
##########
Mais uma eleição se aproxima e mais uma vez ressurgem todos os tipos de candidatos aos cargos políticos. Sem nenhum demérito a qualquer um, até porque todos têm direito de pleitear uma vaga na carreira política, mas tem candidatos aí que putzgrila! Não sabem o que significa a política e muito menos o ofício político. Não possuem a leitura de que o político é apenas um agente público a quem se confiam os interesses da população. É por isso que os equívocos e atos falhos de conduta que ocorrem nesta seara acabam se tornando maiores que a irresponsabilidade de fulanos e sicranos. O ofício político é uma outorga que é dada através dos poderes da população a fim de amparar os setores mais carentes em seus anseios e precisões. Esta incumbência exige reflexão profunda, exame apurado e discussão coerente com as retas intenções da população.
##########
O clima de guerra de torcidas parece estar tomando conta da politica em todo o Brasil. Como autênticos “hooligans”, adeptos e acólitos dos candidatos da esquerda e da direita que concorrem à presidência do país se atracam em todos os campos de batalha. Na Internet, nos bares, nas tabernas e nas praças públicas, por vezes as emoções acabam tomando o espaço da lógica racional e do bom senso. Já tem gente até marcando encontro com escolhas de armas e tudo para tirar a limpo suas escaramuças, deixando de lado as propostas políticas de seus candidatos.
*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.


EM BREVE INAUGURAÇÃO!

NOVA MAMORÉ




Atendemos no almoço e janta, de segunda-feira à sábado. 


Diariamente um cardápio diferente no almoço. 


Com entrega gratuita.


 Aqui, você encontra o melhor e mais saboroso Churrasco da região! Faça nos uma visita! Av.: Campos Sales, a 40m da Avenida XV de Novembro 

Churrasco (alcatra com bacon) na janta.

Ligue ou mande zap: 984193203






                                     Você encontra modelos dos tamanhos P ao EXG. 
Confira nossas redes sociais:  Facebook: M&M Modas  /   Instagram: mmmodasgm\


Rádio Comunitária FM
On line


Mistura Forrozeira
Apresentação Didi


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!