ANIVERSÁRIO DE GUAJARÁ-MIRIM
Com a paz de Cristo, saúdo todas as família guajaramirenses neste dia 10 de abril de 2023, em que nossa querida e amada Guajará-Mirim completa 94 anos de emancipação político-administrativa.
A história de Guajará-Mirim foi escrita com suor e sangue e hoje temos o dever de referenciar nossos antepassados pelas lutas e conquistas desta terra que nos deixaram como herança.
Guajara-Mirim, nos primórdios da história, era apenas e tão somente um ponto na imensidão da floresta amazônica e na fronteira com a Bolívia. Sua origem dá-se em função da construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), fruto da assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, uma questão diplomática que pôs fim a questão do território acreano com a Bolívia.
Guajará-Mirim foi elevada à categoria de município e comarca em 12 de julho de 1928, pela Lei n* 991, do Estado de Mato Grosso, sendo instalado somente em 10 de abril de 1929.
Em 1943, pelo Decreto-Lei n* 5.812, de 13 de setembro, o município foi desmembrado do Estado de Mato Grosso passando a integrar o Território Federal do Guaporé, hoje Estado de Rondônia, que no ano de 1982, quando a 04 de janeiro, foi elevado a Estado da Federação.
A missão a nós confiada por Deus, em primeiro lugar, e pelo povo guajaramirense que nos confiou o seu voto, está sendo cumprida com muito trabalho e determinação. São muitas as barreiras, mas - e principalmente com a parceria e apoio do governo do estado - estamos superando barreiras e trazendo de volta a autoestima do povo guajaramirense.
Que nosso poderoso Deus, em Sua infinita bondade, abençoe hoje e sempre a nossa querida e amada Guajará-Mirim.
Palácio Pérola do Mamoré, em 10 de abril de 2023.
RAISSA DA SILVA PAES
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Foto: Leonardo Mendes
Prefeita de Guajará -Mirim - RO