Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Projeto de Lei do Vereador Célio Brito propõe nomear sede da Câmara de Nova Mamoré como "Paço Rigomero da Costa Agra" em reconhecimento à sua luta pela emancipação do município



Nova Mamoré, RO – Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Nova Mamoré busca nova e histórica nomenclatura ao prédio que abriga o Poder Legislativo municipal. A proposta é nomear a sede da Câmara como "Paço Rigomero da Costa Agra".


A iniciativa, de autoria do Vereador Francisco Célio Brito Silva, protocolada em 02 de junho, tem como justificativa principal a trajetória de Rigomero da Costa Agra e sua ligação intrínseca com a história da emancipação política de Nova Mamoré.


Conforme a justificativa do projeto, Rigomero da Costa Agra, que foi ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guajará-Mirim, teve uma atuação e visão consideradas determinantes para que a então localidade de Vila Nova alcançasse o status de município. Em 1987, exercendo o cargo de deputado estadual, ele apresentou na Assembleia Legislativa de Rondônia a Proposta de Lei nº 036/87, com o objetivo explícito de criar o município de Vila Nova, hoje conhecido como Nova Mamoré. Essa proposta estava embasada em critérios legais rigorosos e requisitos demográficos, considerando uma população superior a 12 mil habitantes e mais de mil residências à época.


CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Rigomero da Costa Agra também foi o responsável pela condução do plebiscito popular, realizado em 14 de maio de 1988. O plebiscito confirmou a vontade da população pela emancipação e seu resultado favorável legitimou o processo de criação do município, concretizando o reconhecimento oficial da nova unidade administrativa. A justificativa ressalta que a presença de diversos órgãos governamentais na localidade já demonstrava que ela funcionava, na prática, como um município independente, e que o trabalho de Rigomero Agra, aliado a um forte compromisso político e social, transformou essa realidade de fato em um direito constitucional e reconhecido.


Dessa forma, a proposição para intitular a Câmara Municipal com o nome de "Paço Rigomero da Costa Agra" é vista como um ato de justiça histórica e reconhecimento público. Trata-se de uma forma de homenagear e eternizar a memória de um homem que dedicou sua vida à causa da emancipação do município.



O projeto foi aprovado na última sessão, a nova denominação deverá constar em todas as identificações visuais, documentos oficiais, placas e registros públicos relacionados ao Poder Legislativo municipal. A lei entrará em vigor após ser sansionada pelo e publicada.

Fonte: Assessoria








Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714