TJRO assina contrato para reforma e ampliação do Fórum de Guajará-Mirim
A comarca de Guajará-Mirim terá novas e modernas instalações. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, assinou o contrato com a empresa vencedora do processo licitatório para reforma e ampliação do Fórum Nelson Hungria e as obras devem iniciar nos próximos dias.
Guajará é uma das primeiras a serem instaladas pela Justiça em Rondônia e este ano completou 96 anos. As obras devem garantir melhores condições de trabalho e atendimento ao cidadão na região.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a reforma, além da melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam no prédio, a renovação do edifício busca proporcionar mais conforto, segurança e modernidade para o público. O projeto prevê acessibilidade por toda a edificação.
Histórica
A Comarca de Guajará-Mirim tem uma importância histórica para Justiça de Rondônia. Criada em 1912, como um termo judiciário da Comarca de Santo Antônio, porém com a decadência de Santo Antônio, em 1929, a comarca foi transferida para Guajará-Mirim, ambos pertencentes ao Estado do Mato Grosso, vinculados ao Tribunal de Justiça de Cuiabá.
A instalação oficial do município e da comarca ocorreu em 10 de abril de 1929. Em 1943, com a criação do Território Federal do Guaporé, a comarca passou a integrar o território federal. Em 1982, com a criação do estado de Rondônia, a comarca de Guajará-Mirim foi integrada ao Poder Judiciário estadual, com a criação de uma Vara Cível e uma Vara Criminal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional