Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Horóscopo

Moedas

Festival de Animação democratiza acesso ao cinema em escolas públicas de Rondônia

FICAR encerra segunda edição com impacto cultural, educativo e econômico em municípios do estad

Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho. Foram cinco dias, de 25 a 29 de agosto, levando cinema de animação a estudantes e educadores da rede pública de Rondônia. De um lado, animação na tela. Do outro, a animação estampada nos olhos de quem assistia. Entre uma cidade e outra, ficou evidente a carência não apenas de arte, mas de tudo aquilo que toca a transcendência do ser humano, aquilo que nos faz lembrar o sentido de nos movermos.



A palavra “animação” vem de anima, do grego anemon, que pode significar “alma” ou “movimento”. E se tem algo que torna o vislumbre da arte possível, é esse movimento que projetos como o FICAR provocam. Movimento cultural, mas também econômico: ao passar por cada município, o festival não levou apenas cinema às escolas, mas também gerou impacto direto na vida local. Equipes de montagem e exibição, hospedagens, alimentação, transporte — cada detalhe da produção deixa sua marca, beneficiando a cidade e seus moradores.


A coordenadora pedagógica do festival, Carmela Tacaná, reforçou o papel da arte na educação. “O cinema é mais do que entretenimento, é ferramenta de aprendizado e transformação. Quando a escola se abre para esse diálogo, o aluno passa a enxergar o mundo de outras formas. O FICAR deixa essa semente plantada, e é isso que importa”, afirmou.



Tudo isso só foi possível porque o FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia chegou à sua 2ª edição por meio do Edital nº 06/2024 - SEJUCEL/SIEC – Fomento para Formação, Difusão e Apoio à Sala de Cinema – Eixo I – Difusão – Categoria A – Festivais de Cinema, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e apoio do Governo do Estado de Rondônia, FEDEC, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Para Izadora Jemima, uma das coordenadoras do FICAR, o saldo é de realização e esperança. “Nosso objetivo sempre foi democratizar o acesso ao cinema e, ao mesmo tempo, despertar nos estudantes a capacidade crítica e criativa. Ver os olhos brilhando diante da tela e ouvir as reflexões que eles fazem depois de cada sessão é a prova de que estamos no caminho certo”, destacou. “E se a animação é movimento da alma, como indica sua origem, o FICAR cumpre sua missão ao colocar isso em tela e ao deixar que ela continue viva na imaginação de quem assistiu”, completou.

O FICAR acabou. Mas ficou o impacto do acesso ao cinema de animação em escolas públicas. Ficou o encantamento da oficina formativa que despertou potenciais criativos em crianças e adolescentes. Ficou também a troca direta com cineastas rondonienses, que mostraram que produzir na Amazônia é um ato de resistência e, sobretudo, de pertencimento.

A programação do FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – 2ª Edição, aconteceu nas escolas públicas, com exibição de filmes de animação, oficina, roda de conversa e homenagem:



Dia 25 de agosto - Guajará Mirim - Escola EEEMTI Simon Bolívar - exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;

Dia 26 de agosto - Nova Mamoré - Escola EEEFM Salomão Silva - exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;

Dia 27 de agosto - Porto Velho - Escola Oswaldo Piana - Oficina de Pixilation (matutino) e exibição de filmes nos períodos matutino e vespertino;;

Dia 28 de agosto - Porto Velho - Escola Mariana - exibição de animações nos períodos matutino e vespertino;

Dia 29 de agosto - Porto Velho - Escola Estudo e Trabalho - Período Matutino - exibição de animações; Período Vespertino - Roda de Conversa com o tema “Sobre desafios em fazer animação em Rondônia”, com os cineastas de Rondônia Juraci Júnior e Édier William e logo após homenagem ao professor e cineasta de animação Marcos Magalhães.

Fonte: Assessoria 





Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br / (69) 99948-1714